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10 empreendedoras para fortalecer neste natal

Preparamos uma lista de mulheres empresárias com negócios inspiradores para conhecer já

Por Lorraine Moreira
Atualizado em 22 abr 2024, 19h11 - Publicado em 19 dez 2022, 09h57

Empreender certamente não é uma tarefa fácil, no entanto, perseguir este sonho é possível e cada vez mais mulheres o fazem – trazendo negócios e produtos inovadores e com impacto positivo. E nós, é claro, podemos ajudá-las a prosperarem. Na prática, dar um up no engajamento, comentar sobre o empreendimento e comprar itens são incentivos importantes. Uma tarefa, entretanto, antecede essa ajuda: conhecê-las. Pensando nisso, a CLAUDIA separou algumas mulheres empreendedoras com negócios inspiradores.

Cintia Félix

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Uma publicação compartilhada por AZ Marias ®️• Moda Sustentável (@azmarias)

Fundadora da marca de impacto socioambiental AZ Marias, Cintia Félix acredita na missão do empreendedorismo frente a necessidade de emancipação feminina. “As mulheres se tornam chefes de família, colocam seus filhos na faculdade e, assim, impactam todo o seu ecossistema.” Em um ambiente onde a função social e o futuro das pessoas são traçados de acordo com quem elas naturalmente são, parece uma maneira, na visão de Cintia, desse grupo se libertar das amarras impostas a ele.

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A crença da empresária a motivou na criação de um projeto que visa não só não corresponder às expectativas históricas relacionadas ao papel da mulher, como também causar impactos ambientais e sociais positivos por meio das roupas. É na procura por vencer essa batalha que a companhia oferece treinamento gratuito para costureiras precificarem sua mão de obra; utiliza resíduos têxteis, o que impede que eles cheguem aos lixões e aterros sanitários; e propõe a centralidade da criação na representatividade de corpos reais. Neste ano, ganharam o prêmio da Alesp como negócio de destaque.

Elizabeth Marzullo e Ana Carla Brotherhood

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Uma publicação compartilhada por be blessed home (@beblessedhome)

“Medo” não faz parte do vocabulário da recifense Elizabeth Marzullo, pelo menos não quando se trata de empreender. Quando o escritório em que exercia a função de arquiteta fechou por conta das medidas sanitárias contra a covid-19, ela resolveu abrir uma perfumaria para casa junto com a brasileira Ana Carla Brotherhood. “Vejo sempre uma oportunidade, e ali estava uma.”

Elas passaram oito meses estudando classes olfativas, essências de ceras, química, materiais sustentáveis, embalagens recicláveis de alta qualidade e mais mil outros fatores que permitiram a criação da Be Blessed Home, que comercializa velas, sprays e aromatizadores.

Havia, desde o início, a pretensão de oferecer o melhor produto aos clientes, o que motivou a troca da parafina, por exemplo, que faz mal ao pulmão, por um material vegano. Também se dedicaram a ser uma empresa que privilegia o trabalho artesanal, ainda que isso exija mais esforços. “O processo é longo e delicado, vai desde esquentar a cera e adicionar a essência, até embalar o produto. Exige, sobretudo, muito amor.”

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Com uma equipe pequena de quatro pessoas e menos de dois anos de existência, a marca já alcança os cinco cantos do Brasil.

Silvana Bento

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Uma publicação compartilhada por TRUCSS (@trucssoficial)

Funcionária de um banco de sangue e graduada em enfermagem, Silvana Bento não precisou estar na pele do outro para sentir os efeitos de suas dores. Sensibilizada pela quantidade numerosa de pessoas trans e travestis que realizavam tratamento de hemodiálise, depois de ficarem horas sem beber água para evitar ir ao banheiro por estarem com a genitália presa para trás, ela resolveu fabricar e vender calcinhas para este público específico. 

Ela não sabia costurar, mas bastou uma paciente falecer em 2016 para que chegasse em casa e fizesse o protótipo, que excluía a necessidade de esconder o pênis e os testículos atrás da virilha. Quando encontrou um designer, a ideia foi para frente: era o início da Trucss, que hoje também oferece maiôs e biquínis.

Maria Golob

O acesso a educação e o próprio ofício de ensinar foram historicamente delegados ao sexo masculino. Aprender um novo idioma, inclusive, já foi considerado “coisa de homem”, especialmente quando a busca pelo conhecimento vem do desejo de se destacar no trabalho. Essa lógica, no entanto, ficou no passado.

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“Busco transformar vidas através do inglês, porque ele tem capacidade de melhorar sua qualidade de vida, seus trabalhos, sua autoestima e seus estudos”, explica Maria Golob, que acredita que a aprendizagem de um segundo idioma, principalmente o inglês, é tão essencial para todas as pessoas. Apesar de observar um mercado de idiomas gigantesco, ela via que a maior preocupação era o lucro, ao invés da ajuda. Foi a partir disso que passou a ministrar cursos de inglês na modalidade online.

Maria Robottom Roxo e Márcia Midori Kuratame

A Pra Viagem, marca de alimentos congelados, foi fundada depois do desejo pelo consumo de comidas que não causam desconforto intestinal. As refeições são ultra congeladas e low FODMAP, ou seja, possuem baixa presença de um conjunto de hidratos de carbono fermentáveis e de difícil digestão que, para algumas pessoas, como aquelas diagnosticadas com síndrome do intestino irritável, pode causar gases, obstipação e desconforto.

Maria Roxo sempre foi apaixonada por gastronomia, embora tenha se formado em administração, curso que a ajudou na gestão dessa companhia. Márcia Kuratame, por outro lado, é formada em engenharia têxtil. As duas viraram a chavinha de suas mentes quando resolveram se dedicar à maternidade, e, então, aos seus sonhos. Esta segunda, inclusive, sofre as consequências da síndrome do intestino irritável, o que permitiu o desenvolvimento do projeto sob um olhar de quem passa pela situação.

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Isabela Chusid

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Uma publicação compartilhada por Linus (@use.linus)

Criadora da Linus, a jovem de apenas 26 anos sempre acreditou no poder da união da sustentabilidade e do conforto, dois fatores considerados essenciais por ela e que marcam o seu negócio. Para Isabela, a educação ambiental é o caminho, mas como percorrê-lo? As sandálias pareciam uma ótima opção.

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