Vestido conta número de vezes em que mulher é assediada na balada
Roupa criada para ação de marca de bebidas registra quando mulher é tocada
Uma campanha da marca de bebidas Schweppes desenvolveu um vestido inteligente que registra o número de vezes que uma mulher é tocada em uma balada.
Para a ação batizada de Dress for Respect, o desenvolvedor de tecnologia Nagib Nassif criou um vestido sensorial. A partir daí, as informações são colhidas pelos sensores e transmitidas via wi-fi para uma central, o que possibilita uma análise mais precisa.
Na estreia da ação, três mulheres usaram o vestido. A invasão masculina é tão grande que ao final do experimento, segundo o Hypeness, os três vestidos registraram 157 toques, distribuídos em três mulheres e em apenas 3 horas e 47 minutos. São mais de 40 toques por hora.
A campanha foi criada com o intuito de mensurar o quanto as mulheres são assediadas por meio do toque, a partir da constatação de que 86% das brasileiras já sofreram assédio em baladas e que muitos homens ainda não enxergam que isso seja um problema real.
Leia também: Como a lua nova de maio afetará o seu signo