Reiki: conheça a terapia que alivia a dor
Descubra o poder que o reiki, terapia que transmite energia pelas mãos, pode ter para seu corpo e mente!
O reiki é uma energia natural que foi descoberta no Japão por Mikao Usui
Foto: Getty Images
Terapias alternativas normalmente são vistas com desconfiança pelos brasileiros. E o reiki não é exceção: 30 anos depois de ter chegado ao país, ainda há quem diga que o método de cura é incerto.
Porém, muitos médicos já têm visto essa energização, que surgiu no Japão na década de 1920, de maneira cada vez mais positiva. Veja por que essa prática pode melhorar a sua qualidade de vida e sua saúde agora.
O que é e como funciona o reiki?
O reiki é uma energia natural que foi descoberta no Japão por Mikao Usui (1865-1926). Funciona assim: o reikiano (pessoa capacitada para aplicar a técnica) faz uma mentalização de símbolos e mantras, repetidos três vezes.
Essa energia entra pelo chacra da coroa, a cabeça do reikiano, passa pelo chacra do coração e sai pelas mãos de quem aplica, entrando no chacra da pessoa e energizando-a.
O reiki é uma energia inteligente, que vai direto para o ponto em que o paciente está precisando.”O reikiano deve estar vibrando numa energia de amor incondicional e assim permitirá que a energia flua com rapidez e eficiência”, diz Sérgio Cordaro, terapeuta e mestre em reiki.
Na prática, a energia limpa e reativa as células, além de todos os sistemas do corpo, dissolve e elimina os bloqueios, promovendo o equilíbrio. A energia também é benéfica para plantas e animais.
Pelo mundo afora…
· A Organização Mundial da Saúde (OMS) considera o reiki uma terapia complementar.
· Não existe ensino de reiki ou iniciação a distância. Mas existe tratamento a distância, sim – desde que executado por um reikiano experiente.
· Existem locais que aplicam reiki gratuitamente ou bem baratinho. Você também pode fazer o curso e a iniciação, tratar-se e tratar a família. Informações: Associação Brasileira de Reiki
E tem mais por aí:
· O Centro Nacional para Medicina Complementar e Alternativa (NCCAM) – principal agência do governo americano de saúde – estuda como o reiki pode ser eficaz para tratar os sintomas da fibromialgia, os impactos na qualidade de vida de portadores do vírus da Aids ou o câncer de próstata.
· No Brasil, o biólogo Ricardo Monez, da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp), descobriu melhora na qualidade de vida e diminuição de sintomas de ansiedade e depressão.
· Há também uma pesquisa para avaliar o efeito do reiki em pacientes que passaram por quimioterapia.