Saint Tropez, na França
Foto: divulgação
Brasileira radicada na França, Sandra Mulliez não arrasta o pé da arte contemporânea.
E tem bons motivos: sua fundação e projeto, a
SAM Art Projects em Paris, promove e estimula novos talentos artísticos. Uma chance para algumas carinhas desconhecidas que se encaixam no projeto lançarem suas carreiras internacionais.
Como boa conhecida das redondezas, Sandra gosta de aproveitar os dias quentes na Europa na região de Saint-Tropez.
Continua após a publicidade
É um lugar lindo, mas no verão é invadido por hordas de turistas. Os verdadeiros moradores tentam evitar, ou vão bem cedo para fazer as compras no mercado da Place des Lices (terça e sábado) e tomar um café no porto, avisa.
A gente aproveitou a deixa e garimpou um top 5 com as melhores dicas para curtir o melhor do calor em Saint-Tropez sem estresse.
Continua após a publicidade
Chez Carmen et Dominique
(7 place aux Herbes, St Tropez, França | tel: 04.94.97.09.81)
Continua após a publicidade
Um lugar maravilhoso e secreto com mais de 100 tipos diferentes de queijos pra degustar, além de azeitonas, azeites superiores, frios, etc. Fica na Place aux Herbes, atrás do mercado de peixes que termina no porto. Vale a pena ver o mercado de peixes também. O Dominique coleciona vacas de todo o tipo: de pano, de cerâmica, de plástico, super kitsch. A coleção é exposta na boutique.
(Quai Jean Jaurès 83990 Saint-Tropez, França | tel: 04 94 97 20 20)
Depois de comprar seus queijos, uma pausa pra tomar um cafezinho no porto e fazer um pouco de people watching. Mas atenção! O chique é sentar do lado esquerdo do terraço, quando olhando para o porto. E o mais importante: Degustar a famosa Tarte Tropezienne que foi inventada em St Tropez.
Continua após a publicidade
Musée de lAnnonciade
(Place Georges Grammont 83990 Saint-Tropez, França | tel: 04 94 17 84 10)
Na antiga Capela Notre Dame de lAnnonciade de 1568, fica o Museu de St Tropez, com obras de artistas super conhecidos como Seurat, Bonnard, Dufy, Utrillo, Matisse etc. O lugar é lindo, e as obras também!
Festival de Ramatuelle
(Quartier St Pons 83350 Ramatuelle, França | tel: 04 94 79 25 63)
Ramatuelle et St Tropez são na verdade dois vilarejos, um ao lado do outro; Ramatuelle é medieval e fica na colina. De fim de julho até meio de agosto, o Festival de Ramatuelle oferece uma programação musical e teatral exemplar todas as noites. O teatro é lindo, uma arena ao ar livre, com vista para o mar e para as estrelas da Provença! Depois do espetáculo a tradição é jantar com os artistas e o pessoal do festival na Plage des Jumeaux, que fica na praia de Pampelonne. Um sonho!
Les Nuits du Château de la Moutte
(Quartier Moutte 83990 Saint-Tropez, França | 04 94 96 96 94)
Num antigo castelo rodeado por palmeiras centenárias, que pertenceu à filha do compositor Franz Liszt, foi criada uma programação musical que vai da musica clássica ao Jazz Manouche, passando pelo Flamenco. Às vezes eles organizam espetáculos diretamente na praia des Canoubiers.
O belo pôr do sol e o Porto de Saint Tropez
Foto: Divulgação/Anna Kahn