Nikon convida 32 fotógrafos para promover câmera: nenhuma mulher
E não foram somente as mulheres que a conhecida e renomada marca japonesa excluiu ao convidar apenas homens brancos. Entenda a história
A gigante companhia japonesa Nikon, conhecida pela alta qualidade, está prestes a lançar a Nikon D850, uma nova câmera com sensor full-frame de 45,7 megapixels, capaz de gravar vídeos em ultra definição (4k) e mais muitas outras funcionalidades de primeira linha.
Apesar de imponente – e da grande quantidade de fotógrafas profissionais espalhadas pelo mundo todo –, a marca parece considerar o lançamento grandioso demais para as mulheres.
O motivo para essa afirmação é simples: para promover o lançamento da D850, a Nikon criou um time de 32 fotógrafos profissionais da Ásia e África para testar a nova câmera, mas não escolheu nenhuma mulher para integrar o time.
A publicação no Instagram oficial da marca nas regiões citadas diz que “para demonstrar a versatilidade da revolucionária Nikon D850, fotógrafos de casamentos, esportes, natureza e outras áreas testarão o último lançamento”.
Leia mais: Vocês estão prontas para as Guerrilla Girls?
Felizmente, nos comentários as pessoas demonstraram a indignação pela exclusão de milhares de fotógrafas. “Quando sai a versão feminina da câmera? Ela será rosa?”, questionou uma usuária da rede.
Outras pessoas já foram mais objetivas: “dá um tempo, ou melhor, nos dê uma chance“, “minha câmera D810 [modelo anterior ao D850] será minha última Nikon” e “estou vendo certo? Nenhuma mulher ou pessoa de cor. Que desgraça“.
Até o momento, a empresa não se manifestou com relação à campanha e sua repercussão.