Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Natal: guia da primeira ceia em casa

Desta vez, quem vai organizar a noite mais bela do ano é você? Confira 21 dicas para levar a beleza do Natal para o seu jantar e fazer o maior sucesso

Por Abril Branded Content - Atualizado em 21 jan 2020, 00h23 - Publicado em 16 dez 2016, 14h03

Para os anfitriões de primeira viagem, cuidar da ceia de Natal pode parecer um desafio e tanto. Não é para menos, afinal, são muitos detalhes para olhar com atenção: o cardápio, a decoração da casa, a mesa, a música… Mas, com algumas dicas, planejamento e uma boa dose de carinho na preparação de tudo isso, a missão fica bem mais simples. O resultado certamente é uma noite inesquecível e com toda a beleza que a data merece. Quer ver só?

Comes e bebes

Primeira Ceia de Natal
Marcella Tamayo/Abril Branded Content

1 – Planejar direitinho o cardápio é o primeiro passo para um jantar perfeito. Afinal, não dá para notar que esqueceu algum ingrediente quando os convidados já estiverem chegando, não é?

2 – Comece pensando no tamanho do menu que vai preparar. A banqueteira Martha Bender, do Banqueting, recomenda a seguinte divisão de cardápio para a ceia: duas entradas, duas carnes, três acompanhamentos e duas sobremesas (pode ser uma de chocolate e outra de frutas ou nuts).

3 – Lembrete: antes de elaborar o cardápio, descubra se entre os convidados há alguém vegetariano ou com algum tipo de restrição alimentar, como intolerância ao glúten ou à lactose. Assim, você pode incluir opções também para essas pessoas. Uma boa dica são os acompanhamentos com grãos, como uma deliciosa salada de lentilha e quinoa ou um cuscuz marroquino temperado com especiarias, tâmaras e abóbora.

4 – Vai ter criança no jantar? Considere o gosto dos pequenos também. “Minipães com fatias bem finas das carnes servidas no jantar dão ótimas opções de aperitivos e agradam qualquer paladar”, ensina Martha.

Continua após a publicidade

5 – Hora de definir os pratos. Se quer que a sua ceia de Natal seja única, a dica é fugir do preparo tradicional do peru e do leitão. Algumas sugestões deliciosas para inovar são salada de grão de bico com atum e arroz de peru.

6 – Caso decida encarar a ~batalha~ de assar um peru, lembre-se de iniciar o preparo com dois dias de antecedência. Assim, a carne incorpora bem o tempero da marinada de vinho branco e ervas. Para economizar, uma dica é comprar o peru bolinha, que fica mais suculento. É só seguir o mesmo processo de marinar e cozinhar dentro de um saco plástico próprio para ir ao forno – assim a carne não resseca.

7 – É preciso pensar ainda na quantidade de pessoas que irão. Segundo a banqueteira, para calcular quanto de comida preparar, tenha como média 450 g por pessoa no total, sendo 250 g de carne e o restante de acompanhamentos.

8 – Festa em família ou com os amigos não combina com cerimônia. Então, depois de tudo planejado, não tenha vergonha de sugerir a cada pessoa algo para levar! Além de todo mundo se sentir participando da festa, isso evita que acabem aparecendo três farofas e nenhuma sobremesa.

Detalhes que encantam

Primeira Ceia de Natal
Marcella Tamayo/Abril Branded Content

9 – Após a escolha do cardápio, é hora de trazer a beleza do Natal para a sua casa caprichando na decoração. Cada pessoa tem seu estilo – e é legal que a sua festa tenha a sua cara. As cores e os itens icônicos da data você já sabe: a árvore, o presépio, os pisca-piscas, a guirlanda, o Papai Noel…

Continua após a publicidade

10 – Quer inovar? Ao invés de enfeitar a sala toda, decore apenas as janelas. O resultado é criativo e surpreendente!

11 – A mesa merece atenção especial. O ideal é que a composição tenha uma base com poucas cores. A partir daí, acrescente os demais elementos usando os tons festivos característicos do Natal: vermelho, dourado e verde.

12 – Martha Bender sugere apostar em miniárvores de natal junto da louça. “Se você tiver tempo, ainda pode pintar vasinhos com spray dourado e colocar suculentas na mesa. A decoração vai ficar incrível com um caminho dessas plantinhas”, indica a banqueteira.

13 – Se faltar tempo ou criatividade, invista em acessórios simples de fazer – e não menos charmosos –, como um laço com fita vermelha ou dourada em cada kit de talheres. Guardanapos de papel grandes e coloridos são uma boa pedida, pois, além de facilitar a vida de todos, podem ser usados como elemento decorativo.

14 – Aproveitar materiais que você já tem em casa é econômico, criativo e ainda pode ser sustentável! Use sacolas e embalagens de presentes para criar objetos decorativos como flocos de neve de papel e bolinhas de natal.

Continua após a publicidade

15 – Policie-se para não exagerar no tamanho dos arranjos da mesa. Eles devem ficar abaixo da linha do olhar para que todos possam se ver e interagir.

16 – Velas são perfeitas para a ocasião, deixando o ambiente ainda mais acolhedor. Só tenha cuidado para que não fiquem perto demais das pessoas na mesa e para que a chama não esteja na altura dos olhos, o que pode incomodar.

Noite feliz

Primeira Ceia de Natal
Marcella Tamayo/Abril Branded Content

17 – De que adianta um cardápio delicioso e uma casa bem decorada sem que as pessoas estejam satisfeitas nesse ambiente, não é? Recebê-las com carinho e gentileza é o que realmente fará a diferença e ficará na lembrança.

18 – É importante que os convidados estejam confortáveis. Certifique-se de que há lugar para todos se sentarem, de que a luz não está muito forte, a música não está alta demais, a temperatura em casa está agradável.

19 – Se a festa inclui crianças, não custa separar um cantinho da casa para elas, com brinquedos e outras opções de diversão. Os pais vão agradecer.

Continua após a publicidade

20 – Deixe na mesa um mimo para cada um. Uma sugestão simples e que carrega o real espírito dessa data é um recadinho carinhoso ao lado do prato, escrito à mão. Isso vai emocionar a todos os corações, pode ter certeza.

21 – Dicas para a ceia ajudam, e muito, porém nada de neura! Você não tem que seguir tudo ao pé da letra. O que realmente vale no dia 24 de dezembro é que as pessoas na sua casa sintam no ar que essa é uma noite especial e que você se importa em estar na companhia delas. Essa sim é a verdadeira beleza da data.

Playlist natalina

Tudo pronto? Selecionamos algumas músicas para completar essa noite especial. Dê o play:

[youtube https://www.youtube.com/watch?v=videoseries?list=PLRf2jnUxITjGGfSSPaxtHyBGwSOge7SA-%5D

Quer a lista completa?

Continua após a publicidade

Lady Gaga – White Christmas
Billy Idol – Jingle Bell Rock
Elton John – Step Into Christmas
Christina Aguilera – The Christmas Song
Darkness – Christmas Time (Don’t Let The Bells End)
Dean Martin – Let it snow!
Queen – Thank God It’s Christmas
Elvis Presley – Santa Bring My Baby Back (To Me)
Frank Sinatra – Santa Claus Is Comin’ to Town
Michael Bublé – Ave Maria
Mariah Carey – All I Want For Christmas Is You
Taylor Swift – Last Christmas

Seguiu as dicas? Espalhe a magia do Natal compartilhando fotos da sua ceia com a hashtag #AcrediteNaMagiaDoNatal.

Publicidade