Menino autista faz discurso emocionante aos colegas de escola

Connor Yates, de 10 anos, pediu compreensão aos colegas e confessou sua dificuldade em fazer amigos

Falar em público é uma tarefa que agrada a poucas pessoas. Para uma criança, fazer um discurso para uma grande plateia pode se tornar ainda mais aterrorizante.  Mas Connor Yates, um estudante de 10 anos de Fort St. John, de British Columbia, Canadá,  nos deu uma verdadeira lição de superação.

Connor não queria que os colegas de escola soubessem que ele tem autismo, até que decidiu, no mês passado, expor sua condição em um discurso emocionante.

Durante uma competição na Bert Ambrose Elementary School, o menino pegou o microfone e fez uma apresentação de três minutos. “Eu tenho autismo e eu quero dizer a vocês o que é e como é viver com isso”, disse ele ao ginásio.

“Alguma vez você já falou comigo e parecia que eu estava olhando para tudo, menos para você? Isto é porque ficar olhando para você me deixa desconfortável. Eu quero ter amigos, mas fazer amigos é difícil para mim. Eu quero alguém para brincar comigo assim como você tem. Eu sei que é difícil ser meu amigo porque às vezes eu não sei o que dizer e eu posso acabar dizendo algo que machuque seus sentimentos”, disse Connor.

Nas redes sociais a mãe do menino revelou que muitos colegas o parabenizaram pelo discurso. Ela espera que o filho possa ajudar a conscientizar as pessoas sobre a doença e tornar a sociabilização mais fácil para pessoas como ele.

Assista ao discurso de Connor: