Clique e assine Claudia a partir de R$ 8,90/mês

Mecanismo de Antikythera: Google homenageia primeiro computador

A peça misteriosa, encontrada há 115 anos, deu origem a uma das mais incríveis descobertas da tecnologia

Por Ligia Helena - Atualizado em 20 jan 2020, 14h00 - Publicado em 17 Maio 2017, 09h59

Se  você entrou no Google hoje de manhã e não entendeu nada sobre o Doodle do dia, calma que a gente explica. Hoje, 17 de maio, completa-se 115 anos da descoberta do Mecanismo de Antikythera – um misterioso objeto resgatado pelo arqueólogo Valerios Stais no oceano perto da ilha de Anticítera, no sul da Grécia.

doodle mecanismo de antikythera
Google fez Doodle em homenagem ao Mecanismo de Antikythera Google/Reprodução

A peça, feita de bronze, parecia uma engrenagem ou uma roda, e intrigou os arqueólogos que participaram da expedição que o encontrou. Depois de muito tempo de pesquisa, descobriram que aquela peça era parte de um mecanismo mais complexo, que hoje em dia é considerado um dos primeiros computadores da história!

>>> Leia também: Hedy Lamarr: a musa de Hollywood que virou gênia da tecnologia

 Mecanismo de Antikythera era capaz de prever fenômenos astronômicos como eclipses do sol e da lua, acompanhar a posição dos planetas no céu e provavelmente, na época, era usado para auxiliar na navegações. A parte da frente tinha uma roda com calendários solares e zodiacais, e a parte de trás media ciclos celestiais. 

Veja também: Machado de Assis é homenageado pelo Google em 178º aniversário

Estudos mostram que essa peça misteriosa é datada de 150 a.C., mas cientistas a consideram tão complexa e avançada quanto alguns relógios do século 18!

Leia Mais: Conheça Gilbert Baker, criador da bandeira do orgulho LGBT e homenageado pelo Google

Depois de estudarem muito o objeto, usando tecnologias como raioX e tomógrafos digitais, cientistas foram capazes de construir réplicas do Mecanismo de Antikythera que funcionam perfeitamente. Uma está exposta no Museu do Computador de Bozeman, em Montana, nos EUA. Mas a peça original pode ser vista no Museu Arqueológico Nacional da Grécia, que fica na capital Atenas.

Continua após a publicidade
Publicidade