Homens também sofrem de depressão pós-parto

A patologia é pouco falada porque os homens tendem a não procurar serviços de saúde mental

Pesquisas mostram que tanto homens como mulheres podem passar por algum tipo de depressão após o nascimento de um filho. Durante o Congresso da Associação Americana de Psicologia (APA),  nesta quinta-feira (9), especialistas revelaram que cerca de 10% dos novos pais experimentam algum tipo de depressão e até 18% têm algum tipo de transtorno de ansiedade.

Dan Singley, professor na Universidade de San Diego, explica ao ‘G1’ que o aparecimento de sintomas depressivos é comparável entre mães e pais de primeira viagem e diz que a depressão pós-parto não deve ser vista somente como uma questão feminina. “A depressão pós-parto não pode mais ser vista como uma variante patológica dos processos reprodutivos femininos. O paradigma existente deve ser modificado”, comenta.

Entre os motivos para o aparecimento da patologia em homens estão a privação de sono; as dificuldades de entender o novo papel de pai; as dúvidas sobre ser ou não um pai competente.

A depressão pós-parto em homens é pouco falada pelo fato de que eles tendem a não procurar serviços de saúde mental durante o período, declara Dan Singley.

De acordo com o G1, pesquisas também demonstraram que o contato com parceiras durante a gestação pode induzir alterações hormonais nos homens, como o aparecimento de níveis de prolactina (hormônio responsável pela produção do leite nas mulheres). Outro ponto apresentado por cientistas é que os homens podem ter uma queda temporária na produção da testosterona logo após o nascimento da criança.

Os especialistas ressaltam que existe uma dificuldade de tratamento dos sintomas em homens, já que eles tendem a falar menos abertamente sobre suas dificuldades.

Leia mais: Kate Middleton pode não comparecer a casamento na Família Real

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s