Festa infantil: 6 dicas para uma comemoração mais sustentável
Truques simples para organizar uma festa eco-friendly
Adotar práticas de consumo mais consciente é uma tendência crescente. É importante ressaltar que isto não significa parar de consumir, mas sim consumir melhor, de forma sustentável.
Para os pais que desejam celebrar o aniversário dos filhos de maneira menos agressiva ao ambiente, algumas práticas simples podem ser adotadas. Tenha em mente que mesmo as pequenas coisas que fazemos podem fazer a diferença.
1. Convite eletrônico
Quem disse que o convite precisa ser impresso? Dispense o uso de papel e use recursos eletrônicos para convidar os amigos. O aniversariante pode gravar um vídeo e convidar a todos via e-mail ou WhatsApp.
2. Troque o salão fechado por um espaço ao ar livre
Pode ser um parque, um clube, uma praça ou mesmo o quintal da casa. Ao optar por um espaço ao ar livre, você aproveita a luz do dia e reduz o consumo de energia elétrica. Além disso, o contato com a natureza permite infinitas possibilidades de brincadeiras que não envolvem itens eletrônicos.
3. Explique a proposta aos convidados
Envolva seus amigos na proposta de uma festa amiga da natureza. Peça, por exemplo, que embrulhem o presente em papel reciclado ou utilizem folhas de jornal e revista.
4. Copos e pratos reaproveitáveis
Esqueça os descartáveis e opte por itens reutilizáveis, que já façam parte do acervo pessoal da família.
5. Use a criatividade na decoração
Dê nova cara a itens que seriam descartados e torne a decoração mais criativa e inusitada. Pallets, caixas de madeira, caixotes de feira, papelão, rolo de papel higiênico e caixas de leite podem ser grandes aliados na hora de decorar. A decoração pode também incluir elementos como folhas, conchas, sementes, pedras e materiais recolhidos na natureza.
6. Evite o uso de balões na decoração
Após a festa eles perdem totalmente a utilidade. O enfeite pode ser substituído por pompons, quadrinhos, bastidores coloridos e lanternas de papel, por exemplo. Prefira sempre itens que que possam ser reaproveitados depois na decoração do quarto do pequeno.