Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Equidade salarial entre gêneros acontecerá – daqui a 170 anos

Quando homens e mulheres, finalmente, receberem os mesmos salários para exercer as mesmas funções, não estaremos mais vivas.

Por Da Redação
Atualizado em 26 out 2016, 17h42 - Publicado em 26 out 2016, 17h40

Por meio do Relatório Anual de Desigualdade Global de Gênero 2016, o Fórum Econômico Mundial começou esta quarta-feira (26) com uma triste informação: a igualdade de gênero só será plenamente atingida no mercado de trabalho daqui 170 anos, em 2186. A lacuna entre homens e mulheres neste ponto é de 59%, a maior observada no mundo desde 2008.

Para chegar a essa constatação, a desigualdade entre homens e mulheres foi avaliada em quatro áreas (Participação Econômica e Oportunidade, Acesso à Educação, Saúde e Sobrevivência e Empoderamento Político)  em 144 países.

Na avaliação da entidade, a humanidade caminha a passos de tartaruga em direção à paridade de gênero em todos os aspectos. Entretanto, alguns estados se destacam. Pelo oitavo ano consecutivo, a Islândia aparece como o país mais igualitário do planeta. O país tem 87% da lacuna entre homens e mulheres selada na avaliação geral. O momento é importante: no último dia 24, as islandesas lembraram os 41 anos de uma greve na qual 90% delas pararam de trabalhar para mostrar a o valor da força de trabalho das mulheres e lutar por equiparação.

Na segunda colocação, está a Finlândia e, em terceiro, a Noruega. Há espaço ainda para boas surpresas: Ruanda na quinta colocação e Nicarágua em décimo lugar.

O Brasil ocupava a 85ª posição em 2015, saltou para a 79ª e passou na frente de Índia (87ª) e China (99ª), mas se mantém atrás da Venezuela (74ª) e Bolívia (23ª).

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.