Equidade salarial entre gêneros acontecerá – daqui a 170 anos

Quando homens e mulheres, finalmente, receberem os mesmos salários para exercer as mesmas funções, não estaremos mais vivas.

Por meio do Relatório Anual de Desigualdade Global de Gênero 2016, o Fórum Econômico Mundial começou esta quarta-feira (26) com uma triste informação: a igualdade de gênero só será plenamente atingida no mercado de trabalho daqui 170 anos, em 2186. A lacuna entre homens e mulheres neste ponto é de 59%, a maior observada no mundo desde 2008.

Para chegar a essa constatação, a desigualdade entre homens e mulheres foi avaliada em quatro áreas (Participação Econômica e Oportunidade, Acesso à Educação, Saúde e Sobrevivência e Empoderamento Político)  em 144 países.

Na avaliação da entidade, a humanidade caminha a passos de tartaruga em direção à paridade de gênero em todos os aspectos. Entretanto, alguns estados se destacam. Pelo oitavo ano consecutivo, a Islândia aparece como o país mais igualitário do planeta. O país tem 87% da lacuna entre homens e mulheres selada na avaliação geral. O momento é importante: no último dia 24, as islandesas lembraram os 41 anos de uma greve na qual 90% delas pararam de trabalhar para mostrar a o valor da força de trabalho das mulheres e lutar por equiparação.

Na segunda colocação, está a Finlândia e, em terceiro, a Noruega. Há espaço ainda para boas surpresas: Ruanda na quinta colocação e Nicarágua em décimo lugar.

O Brasil ocupava a 85ª posição em 2015, saltou para a 79ª e passou na frente de Índia (87ª) e China (99ª), mas se mantém atrás da Venezuela (74ª) e Bolívia (23ª).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s