Efeito concreto: dicas para usar cimento na decoração
O mais básico entre os materiais de construção, o cimento pode aparecer no piso, na parede, em móveis e até em pequenos objetos.
Talvez você não saiba, mas provavelmente seu imóvel tem vigas e pilares de concreto – escondidos sob camadas de reboco, argamassa e tinta. Afinal, são eles que compõem a estrutura da maioria das construções brasileiras.
Beleza revelada
Para quem se dispõe a reformar, expor esses elementos pode ser um dos melhores modos de obter o ar moderno e despojado que o concreto agrega. Foi isso que fez a arquiteta Nathália Favaro, do escritório paulistano Vitrô, no próprio apartamento.
Ela avisa, porém, que a solução dá trabalho e requer um bom pedreiro. “Mas o resultado vale a pena. Prefiro sempre remover material a acrescentar, pois o ambiente fica mais leve”, diz. Agora, se a ideia não for encarar uma obra em casa, aposte em elementos que reproduzem o efeito com capricho: vale montar uma divisória nova com blocos vazados prontos ou colocar diferentes objetos de concreto pela casa.
Olhe para baixo
Composto de areia e água, além de cimento, o cimentado é um piso muito comum. Porém, só fica bonito de verdade com uma preparação cuidadosa.
Para facilitar, muitas marcas oferecem misturas já prontas, como a escolhida pelo arquiteto Diego Revollo, de São Paulo, para revestir chão, paredes e teto do apartamento abaixo. “Uma vantagem dessa massa resinada está no resultado homogêneo, com textura aveludada e aspecto menos rústico”, afirma ele. Há também opções que simulam a aparência de cimento e os ladrilhos hidráulicos, que acrescentam um desenho gráfico interessante.
Leia também: 5 truques de decoração para seu apartamento parecer maior
Móveis sob medida
Bancadas, prateleiras e mesas moldadas com concreto têm um irresistível apelo modernista. Arquitetos badalados, como Ruy Ohtake, adoram a ideia, que ainda por cima é mais acessível – sai mais barato fazer um tampo de concreto do que providenciar um bom granito. Para tanto, é preciso um profissional que desenhe o móvel, definindo alturas e espessuras, e mão de obra caprichosa para executá-lo. Também há peças já prontas à venda.
Leia também: 9 regras simples para decorar sem erro
Subindo pelas paredes
O cimentado na parede também fica lindo e nem precisa cobrir a superfície inteira: um cantinho já faz toda a diferença. O arquiteto paulistano Décio Navarro empregou nele uma mistura de cimentos branco e comum. “O contraste com o azul realça o efeito”, atenta.
Para não precisar lidar com um canteiro de obras em casa, prefira painéis e papéis de parede que reproduzem o jeitão do cimento e são fáceis de aplicar. Obras de arte ou fotos também podem trazer essa atmosfera urbana ao ambiente.