Dia do Pi: por que o logo do Google hoje tem uma torta?
Matemática e confeitaria se unem para comemorar o Dia do Pi, esse número tão especial. E ainda: veja a receita da torta da foto!
De tempos em tempos, em certas datas comemorativas, o Google muda o logo em sua página principal para uma imagem diferente. Nesta quarta-feira (14), quem entra na home do site de buscas se depara com uma bela torta, acompanhada de ingredientes como uma maçã e pedacinhos de chocolate branco. Trata-se do Doodle comemorativo do Dia do Pi. Muita gente não entendeu nada.
O que é o Pi?
Essa a gente aprendeu na escola! Vamos relembrar? O Pi é a proporção numérica definida pela relação entre o perímetro de uma circunferência e o diâmetro da mesma circunferência. Independentemente do tamanho da circunferência, o resultado vai ser aproximadamente 3,14159265…
Aproximadamente porque até hoje ninguém sabe exatamente o valor de Pi – e provavelmente nunca vai saber. Até o momento, os matemáticos conseguiram chegar até a 8.000.000.000.000.000 casa decimal, em 2013. Impressionante, mas ainda há o que explorar.
Por que 14 de março é o dia do Pi?
Essa data comemorativa foi criada em 1988 pelo físico Larry Shaw, para homenagear o número Pi (ou, se você preferir, π, a décima letra do alfabeto grego). E o motivo de ser 14 de março é a coisa mais simples de explicar nessa matéria: as datas, nos Estados Unidos, são escritas colocando o mês antes do dia. Então 14 de março é March 14, ou 3/14. Como o Pi é 3.14, o dia 14 de março foi escolhido como a data para celebrar esse número tão especial.
Por que tem uma torta no Doodle de hoje?
Essa resposta também é simples, e faz todo o sentido, mas não em português.
O número Pi, em inglês, tem exatamente a mesma pronúncia da palavra “Pie“, que significa torta. Por isso, tradicionalmente no dia do Pi as pessoas comem torta para celebrar.
Para o Doodle desta quarta, o Google encomendou uma torta com o chef confeiteiro e criador do cronut (aquela mistura de donut com croissant) Dominique Ansel. Ele criou uma torta de caramelo salgado com maçã. Quer ver como foi a criação desse doce especial?
O Google ainda divulgou a receita da torta de maçã com caramelo salgado de Dominique Ansel. A receita está em inglês, então traduzimos para o português e fizemos as conversões das medidas. Confira:
Torta de maçã e caramelo salgado, por Dominique Ansel
Massa da torta
Ingredientes
4 xícaras de farinhas de trigo
2 colheres de sopa de açúcar
½ colher de sopa de sal
340 gramas de manteiga sem sal, gelada e cortada em cubinhos
⅔ de xícara de água gelada
Modo de fazer
- Em uma batedeira com o misturador de raquete, misture a farinha, açúcar e sal e velocidade média a baixa por 30 segundos
- Aumente a velocidade para o máximo e coloque a água gelada aos poucos. Depois coloque os cubos de manteiga gelada. Continue misturando em velocidade média por aproximadamente 2 minutos. Pare de misturar antes da manteiga se incorporar totalmente (a massa parecerá com uma farofa, e os pedacinhos de manteiga devem ter o tamanho de ervilhas.
- Transfira a massa para uma superfície enfarinhada e a divida em duas bolas. Achate cada uma em forma de disco, embrulhe em filme plástico e deixe descansar por pelo menos uma hora.
Recheio de maçã
Ingredientes
8 maçãs descascadas, sem miolo e fatiadas
113g de manteiga sem sal
¼ de xícara de amido de milho
¾ de xícara de açúcar
⅓ de xícara de açúcar mascavo
¼ de xícara de uísque bourbon
1 xícara de cidra de maçã
1 pitada de noz-moscada
1 e ½ colher de chá de canela
¼ de colher de chá de sal
Modo de fazer
- Em uma tigela grande, misture o amido de milho, açúcar, açúcar mascavo, noz-moscada, canela e sal. Adicione as fatias de maçã e misture delicadamente até que as maçãs fiquem inteiramente cobertas.
- Derreta a manteiga em uma panela grande, em fogo médio. Adicione as maçãs à manteiga derretida ainda quente. Coloque a cidra de maçã e o uísque bourbon. Cozinhe em fogo médio, mexendo às vezes, até as maçãs ficarem macias (cerca de 30 minutos).
- Remova do fogo e deixe esfriar até a temperatura ambiente.
Calda de Caramelo Salgado
Ingredientes
2 xícaras de açúcar
2 e ⅔ xícaras de creme de leite
4 colheres de sopa de xarope de milho claro
½ xícara de açúcar mascavo
2 colheres de chá de flor de sal
Modo de fazer
- Em uma panela média, coloque todos os ingredientes para cozinhar, misturando de vez em quando. Assim que a mistura atingir 110ºC (vai ficar visivelmente mais grossa), remova do calor e coloque em um recipiente que não seja de plástico (pode ser de vidro ou metal). Deixe esfriar em temperatura ambiente.
- Assim que atingir a temperatura ambiente, misture bem e deixe na geladeira até o momento de utilizar (DICA: a calda de caramelo pode ser feita até 2 semana antes. Você pode usá-la para cobrir o sorvete ou colocar no café!)
- Uma hora antes de montar a torta, tire a calda da geladeira e deixe que ela chegue à temperatura ambiente.
Montagem e hora de assar
Ingredientes
Massa da torta (em temperatura ambiente)
Recheio da torta (resfriado)
Calda de caramelo salgado (resfriado)
1 ovo batido (para pincelar)
Modo de fazer
- Pré-aqueça o forno a 180ºC
- Em uma superfície enfarinhada, usando um rolo abra um dos discos de massa em um círculo de cerca de 30 centímetros, então transfira para uma forma de 22 centímetros, pressionando levemente o fundo e as laterais. Coloque o recheio de maçãs sobre a massa da torta. Espalhe um pouco da calda de caramelo salgado sobre as maçãs.
- Abra o outro disco de massa. Corte tiras de 2,5 centímetros de largura e 30 centímetros de comprimento. Coloque metade das tiras sobre a torta, e forme um entrelaçado colocando a outra metade das tiras diagonalmente sobre as primeiras tiras. Sele as bordas pressionando com um garfo todo o entorno da torta. Corte o excesso de massa nas laterais se necessário.
- Pincele o ovo batido na superfície da torta. Asse por 35 a 40 minutos até que a massa esteja dourada-escura. Deixe então a torta esfriar por 30 minutos. Coloque mais calda de caramelo salgado sobre a torta e sirva.