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Detox digital: desligue-se das tecnologias para renovar as energias

Tecnologia é, sim, uma mão na roda. Mas que tal se desconectar um pouco para fazer outras coisas gostosas que não dependem da internet?

Por Raquel Maldonado (colaboradora) Atualizado em 14 jan 2020, 22h13 - Publicado em 25 jan 2015, 12h00

Conversar com quem está longe, checar e-mails em qualquer lugar, dividir com os amigos as experiências do fim de semana, fazer compras. Com a internet na palma da mão, é difícil escapar da tentação de ficar olhando o celular sem parar. Mas você já parou para pensar o que está perdendo com isso? Fazer bagunça com as crianças, ler um livro, papear com as amigas cara a cara, curtir um jantar romântico… E tudo isso sem checar e-mails e mensagens a cada dois minutos. Já imaginou? Conversamos com um psicólogo especializado em tecnologia e separamos dicas preciosas para você aprender a se desconectar. Aproveite a vida off-line!

1. É preciso querer

Segundo Paulo Lopes, psicólogo do Núcleo de Pesquisa em Psicologia da Informática da PUC-SP, não tem mágica: para se desconectar é preciso estar a fim. Não adianta dizer que não vai usar o celular ou o computador se você não aproveitar de verdade a outra atividade que se propôs a fazer.

2. Organização e disciplina

Vai almoçar fora com a família? Então, antes de sair de casa, tire uns minutinhos para checar e-mails e dar aquela última olhada nas redes sociais, e aproveite o tempo em que estiver com o pessoal à mesa.

3. Tchau, tchau, barulhinhos chatos

Um bom truque é desconfigurar as notificações sonoras – aqueles barulhinhos que o celular faz quando chega mensagem e e-mail ou quando um amigo comenta algo que você postou nas redes sociais. Eles distraem e deixam a gente ainda mais ansiosa. Afinal, é difícil ouvir e não sair correndo para ver o que é, né? “Se você não ouvir, dá para resistir à tentação mais facilmente, mas para que isso funcione você deve evitar ficar pensando se tem ou não mensagens que ainda não leu”, reforça Lopes.

4. Um cúmplice vai bem

Sugira a uma amiga, namorado ou marido para fazer o detox digital com você. Assim vai ser mais fácil! Um ajuda a controlar a ansiedade do outro.

5. O segredo é a variedade

Arrume coisas para fazer. Não há problema em usar a tecnologia, mas ela não pode ser sua única forma de entretenimento. Proponha-se a ler um livro, dar uma caminhada, ir ao cinema ou ao teatro…

Aplicativos que podem ajudar

  • Moment: permite estabelecer um limite de uso do smartphone e dispara um alarme assim que esse tempo é ultrapassado. Grátis para iOS.
  • BreakFree: monitora o tempo que você usa o celular e exibe gráficos de uso. E pode desabilitar a internet. Grátis para iOS e Android.
  • Digital Detox: com ele, você pode bloquear o seu aparelho de 30 minutos a um mês! Grátis para Android.

Ficar menos conectada diminui a ansiedade. Experimente!

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