Contando histórias com maquiagem de plumas, brilhos e cores
No mês de março, o editor de moda de CLAUDIA, Fabio Ishimoto, destaca semanalmente mulheres que se destacam no mundo da moda
Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher (8), convidamos o editor de moda de CLAUDIA, Fabio Ishimoto, para destacar semanalmente 5 mulheres marcantes no universo fashion. A primeira é ninguém menos que Pat McGrath, uma das maquiadoras mais influentes da atualidade.
“Pat McGrath é uma lenda no mundo da moda”, diz Ishimoto. “Seu trabalho pode ser visto em inúmeras capas de revistas, campanhas de moda e desfiles de marcas como Prada, Louis Vuitton, Valentino e Gucci, entre muitas outras”, ele comenta. Entre suas marcas registradas na maquiagem, estão a pele extremamente luminosa (muito antes de falarmos na tendência do “glow”) e a ousadia (em cores, acabamentos, texturas) que não deixa de embelezar nem esconde a mulher.
McCgrath, uma inglesa nascida em 1970, filha de imigrantes jamaicanos, credita seu sucesso e criatividade à sua Jean McCgrath , que era uma fã de moda aficcionada. Jean fazia pequenos testes com a filha para que ela percebesse as diferentes texturas de tecidos, cores e maquiagem. “Ela me treinou, ela sempre misturava as cores porque não havia opções para peles negras”, ela contou à Time em 2003. Além do tom, Jean ensinou que a maquiagem poderia ser muito mais do que um detalhe. “Sua mãe a ensinou como misturar pigmentos para chegar ao tom de sua pele negra e que a maquiagem deve contar uma história. A partir de então, Pat desenvolveu técnicas inovadoras de maquiagem, incluindo o uso de materiais inusitados no processo, como folhas e penas”, explica Ishimoto.
Adolescente, ela curtia artistas como Boy George, Marilyn e Spandau Ballet, todos conhecidos pelo uso carregado e ousado na maquiagem. O sucesso da maquiadora começou nos anos 1990, com a modelo e atriz Amber Valleta que ficou fã e amiga de McCGrath e a apresentou ao fotógrafo Steven Meisel. As várias capas que fizeram juntos para a Vogue italiana naquele período ficaram lendárias.
O sucesso de Pat se estende, ainda, à linha de cosméticos que leva o seu nome, lançada em 2017. Não raro, os lançamentos esgotam em poucas horas. A cartela de opções conta com sombras ultrapigmentadas, bases, corretivos, batons, paletas e mais.
Aproveite a própria companhia e saia mais sozinha: