Conference call: 11 dicas para se dar bem em uma reunião de trabalho à distância

Nossa colunista e expert em carreira, Cynthia Almeida, preparou uma lista de etiqueta para não fazer feio na conversa com os colegas de trabalho

“Estou trabalhando há uma semana em uma empresa multinacional e minha chefe me pediu para participar de uma conference call com alguns gerentes de outros países. Há alguma regra de etiqueta que eu deveria seguir nessas reuniões à distância?”

Há algumas, todas ligadas ao bom senso e ao conhecimento mínimo da prática de uma boa comunicação em grupo, principalmente se está lidando com pessoas que não conhece, de diversas nacionalidades e que você não está enxergando. Segue uma listinha de boas maneiras  que pode ajudá-la:

1) Como as conferências só começam quando todos os participantes entram na ligação, você deve entrar, se identificar e aguardar, de preferência em silêncio, até que todos estejam presentes.  

2) Todo call tem um líder. Ele deve fazer a introdução. Se a líder for você, aguarde o quórum completo para fazê-lo.

3) Se você é uma convidada, esteja preparada para o tema da reunião e só se manifeste quando for a sua vez ou quando alguém lhe perguntar algo. Ficar muda é muito melhor do que falar bobagem. 

4) Se estiver em casa, cuide do som ao redor: o latido do cachorro, o liquidificador ou outros ruídos domésticos podem ser embaraçosos em um call formal.

5) Saiba os nomes dos participantes. Tome notas.

6) Se for convidada a dar sua opinião ou parecer, seja breve.

7) Não interrompa quem estiver falando, mesmo se ache que está falando uma besteira.

8) Quando o call estiver chato (o que não é difícil), não se distraia da conversa com joguinhos ou paciência: você pode ser convidada a opinar e não deve perder o fio da meada ou a pose.

9) A não ser que alguém conte uma piada muuuuuito engraçada, evite rir de qualquer comentário.

10) Evite fazer qualquer piada. Mesmo que seja muito engraçada.

11) Se for a líder do call, cuide para que ele seja breve. Se for participante, aguente heroicamente até o fim.