Coluna da Cynthia de Almeida: É perfeccionismo ou insegurança?

Nossa colunista Cynthia de Almeida analisa a dúvida da leitora que, de tanto se esforçar para ser ótima no trabalho, acaba estressada e com a sensação de que está sempre devendo

Tenho tentado me superar no trabalho, estou mega atenta a possíveis críticas e busco sempre antecipar as expectativas dos meus chefes para atendê-las. O resultado é… um grande estresse e uma sensação de que não sou capaz de fazer o que esperam de mim! Como sair dessa armadilha?

Sua ansiedade, disfarçada de “vontade de agradar e se superar”, pode ser um fardo pesado demais. Você pode estar tão ocupada com a ideia de agradar a todos e se antecipar às críticas que pode perder a real perspectiva do seu trabalho. Em primeiro lugar, relaxe. Não se martirize pensando apenas no que os outros estão pensando. Gaste menos tempo com a atenção no futuro (nem você nem ninguém pode prevê-lo ou evitá-lo) e faça o melhor no presente. Em vez de querer adivinhar as expectativas alheias, trate de atender algumas suas e dê um descanso para sua mente exigente: dance, medite, passeie com as amigas. E principalmente, procure colocar o foco no que você está fazendo certo em vez de gastar toda a sua energia para evitar eventuais erros que ainda não cometeu.

Cynthia de Almeida é colunista de CLAUDIA e assina esta coluna aqui no site toda terça-feira. Mande sua dúvida de carreira para ela!