Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Christine Fernandes já sofreu com a TPM

Uma recente pesquisa realizada na Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) revelou que 80% das brasileiras já penaram com esse mal

Por Redação M de Mulher Atualizado em 21 jan 2020, 10h44 - Publicado em 25 nov 2008, 21h00

A atriz conta que a gravidez melhorou
seus sintomas
Foto: Isaac Luz

Não há mulher que já não tenha passado ou passe por este mal. Todos os meses é a mesma coisa; ela é capaz de infernizar a vida de milhões de mulheres. A atriz Christine Fernandes, a Rita de A Favorita,já sofreu bastante deste mal.“Antes de engravidar, eu ficava nervosa, ansiosa e muito sensível. Mas depois que meu filho nasceu, tudo melhorou”, conta.

A TPM (tensão pré-menstrual) pode causar dores de cabeça, irritação exagerada, inchaço e até dores nas costas.Essa síndrome surge contra a vontade da mulher,transformando num inferno a vida
dela e de quem está a seu redor.Há quem diga que quem mais sofre com a TPM são os homens.

“Ela aparece logo após a ovulação, por volta do 16o dia do ciclo, e vai aumentando de intensidade até a menstruação chegar”, explica a ginecologista Mara Diegoli,coordenadora do Centro de Apoio à Mulher com TPM do Hospital das Clínicas de São Paulo. 

Embora seja alto o número de mulheres atingidas pelo mal, só 40% buscam ajuda médica para aliviar ou acabar com o desconforto. Ir ao médico é importante, porque alguns sintomas típicos da TPM podem ser as manifestações iniciais de problemas como depressão, estresse ou ansiedade. Para Mara Diegoli, qualquer doença pode piorar alguns dias antes da menstruação e, assim, ser confundida com a TPM. “No fim do ciclo os sintomas melhoram, mas não desaparecem”, explica.

Mesmo sem ajuda médica, existem medidas que podem lhe ajudar a amenizar este mal, principalmente o inchaço, que é o maior incômoda para as mais vaidosas. 

Continua após a publicidade

· Abuse da soja
De acordo com vários estudos, as mulheres orientais — que consomem muito o grão — praticamente desconhecem os sintomas da TPM. A soja combate a cólica e o inchaço e é um alimento rico em isoflavona, um potente antioxidante. 

· Tome chá de carqueja
Parece receita de vovó, mas dá certo. A ação da erva evita o inchaço e a cólica nos dias que antecedem a menstruação. 

· Capriche no visual
Justamente naqueles dias em que você não quer sair da cama por causa da TPM, são os dias que merecem maior atenção com o visual. Você já está passando incômodos demais com os sintomas. Se sentir bonita só irá ajudar a melhorar o humor. Invista em roupas alegres, que deixem você mais bonita, confiante e principalmente confortável. É fundamental elevara auto-estima nessa fase. 

· Pratique atividade física
Mesmo que seja só no período da TPM, a prática de exercícios diminui os sintomas e a faz se sentir melhor

· Controle a alimentação
Para evitar o inchaço, a irritabilidade e a depressão, reduza o consumo dos seguintes alimentos:chá preto e mate, café e refrigerantes; sal, enlatados, salsicha, lingüiça, presunto e mortadela. Os doces também estão inclusos neste cardápio de restrição, mas como a mulher fica mais “formiga” neste período, agrade um pouco seu organismo sem culpa; a sensação pode ser compensadora.


 

Continua após a publicidade
Publicidade