Banhos quentes podem queimar mais calorias do que uma caminhada
Pegue a toalha e, ao invés de correr para a esteira, corra para sua banheira!
De acordo com um estudo recente da Universidade de Loughborough, desenvolvido pelo Dr. Steve Faulkner, banhos quentes podem ter os mesmos benefícios que exercícios físicos, além de prevenirem diabetes tipo 2. Isso se dá porque o aumento de calor corporal causado por essas atividades, ajuda o sistema imunológico da pessoa.
A prevenção da doença fica por conta do estímulo das PCT (proteínas induzidas por choques térmicos), que, por sua vez, ajudam a controlar a quantidade de açúcar no sangue. “Essas atividades – como ‘ficar de molho’ em uma banheira de água quente ou fazer sauna – podem trazer benefícios para pessoas que não conseguem se exercitar regularmente”, disse Dr. Faulkner.
Para tirar as conclusões de seu estudo, ele propôs um experimento onde 14 pessoas eram expostas à um banho de uma hora e também à uma aula de spinning que durava o mesmo tempo. Esses dois testes foram projetados para aumentar a temperatura do corpo em apenas um grau, para que a equipe pudesse medir quantas calorias foram queimadas em cada sessão.
Apesar da aula de bike ter queimado mais calorias, o banho quente queimou o equivalente de calorias que se perde em uma caminhada de 30 minutos e as duas atividades se equivaleram em relação às propriedades anti-inflamatórias.
Não estamos falando para substituir seus exercícios físicos por banhos, mas pelo menos agora, você sabe a parte funcional de relaxar toda plena no meio das espumas!