Aprenda a ser autoconfiante e valorize seu amor-próprio

Deixe de sofrer humilhações e resgate a sua autoconfiança. Descubrir o seu valor e ter amor-próprio ajuda a viver melhor

A personagem da atriz em Passione 
vive levando agulhadas do marido
Foto: João Miguel Júnior / Divulgação 
REDE GLOBO

O brilho dos olhos se apaga aos poucos e seu amor-próprio se esvai pelo ralo. Quando alguém do seu convívio está sempre lhe dirigindo palavras maldosas ou irônicas, fica difícil reagir. Pior ainda se é seu marido! “É uma questão cultural, a mulher foi criada para ser frágil, submissa”, diz a psicóloga Regina Navarro Lins.

Um exemplo disso é a Stela (Maitê Proença), em Passione. Linda, rica, inteligente, é sempre humilhada pelo marido, Saulo (Werner Schunemann). Aguenta calada e, com os amantes, tenta recuperar a autoestima. “Ela é maltradada pelo marido e sofre por não ser admirada”, conta Maitê.

Reaja com classe!

O que não falta é gente que derruba nossa autoconfiança. Um comentário maldoso e pronto, acaba o seu dia. E pior: você começa a acreditar no que ouve. Pois dê um basta em quem tenta te derrubar! Você é poderosa e deve saber mostrar isso.

Descubra o seu valor!

Veja as lições da psicanalista, escritora e blogueira Beth Valentim…

Não se coloque como vítima
Não se sinta inferior a ninguém. Quebre as armas para que o “inimigo” repare que não atingiu você. Isso vai deixá-lo inseguro, sem controle da situação.

Busque sua liberdade
Não dá para ser refém de ninguém nessa vida! Você merece um banquete, e não as migalhas!

Surpreenda
Quanto mais tentarem te destruir, mais você deve ficar linda! Cuide da saúde, arrume-se, sinta prazer de viver! Assim, quem puxar seu tapete vai cair no chão.