Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Aprenda a organizar o seu tempo

A correria do dia a dia impede você de cumprir tarefas? Confira algumas dicas aimples para aprender a priorizar as atividades e deixar a agenda organizada

Por Stephanie Bevilaqua (colaboradora) Atualizado em 26 out 2016, 11h05 - Publicado em 6 Maio 2015, 16h17

A brasileira tem uma particularidade que a destaca entre outras mulheres mundo afora. “Ela quer ser tudo ao mesmo tempo – e impecável em todas as funções!”, é o que afirma a antropóloga Mirian Goldenberg. “Queremos casar, ter filhos, ser uma profissional de destaque, ter independência e ter a família sempre ao redor”, comenta. Para fazer esse malabarismo com sucesso, é essencial manter-se organizada.

Para levar a rotina sob controle, a personal organizer Ana Ziccardi indica começar a distinguir nossas tarefas em três níveis: importantes, urgentes ou circunstanciais.

Importante

Tudo aquilo que produzirá resultados para sua vida pessoal e profissional. “Devemos sentar e definir o que é importante a partir dos planos que traçamos”. 

De acordo com o livro “A Tríade do Tempo”, do especialista em gerenciamento do tempo, Christian Barbosa, gastamos 34% do nosso dia com o que é importante. Uma vez que o ideal seria administrar 70% dele.

 Pergunte a si mesma: essa tarefa vai me aproximar dos meus objetivos ou só vai consumir o meu tempo?

Urgente

É tudo aquilo que precisa ser feito agora! E que, se você não fizer, pode trazer grandes consequências.

Continua após a publicidade

Ainda de acordo com o estudo do Christian, gastamos 45% no nosso tempo com tarefas urgentes. Se elas forem remanejadas com calma e sabedoria, o número pode cair para o ideal de 20%.

Se eu tivesse feito isso em outra data/momento, quais seriam as consequências?

Circunstâncias

Tudo aquilo que não produz resultado. “Sabe aqueles e-mails que não servem para nada, mas precisam ser deletados?”, exemplifica Ana.

O estudo do livro mostra – usamos o dobro da nossa agenda para tarefas circunstanciais, uma vez que apenas 10% seriam suficientes.

Esta tarefa vai trazer quais resultados?

Leia também:  15 aplicativos para você baixar já e se organizar

Continua após a publicidade
Publicidade