5 atitudes para voltar a amar

Especialista dá o passo a passo de como perder o medo de uma nova relação

A psicoterapeuta de casais Heloisa Fleury, do Instituto Sedes Sapientiae, em São Paulo, dá dicas de como voltar a ter um relacionamento – sem traumas:

1. Reconheça os sinais da relação abusiva: implicância, hostilidade, menosprezo. Não é fácil detectá-los, porque o parceiro começa a controlar como quem dá um conselho e se preocupa com a amada. Mas as críticas sobem de tom, ele fica mais irritado e punitivo. Deixar o dominador requer coragem.

2. Enfrente a dor do rompimento, que ocorre mesmo quando não há abuso e violência e, simplesmente, o amor acaba. Aí, a coragem está ligada a viver o luto, que é uma forma de transição.

3. Recomponha-se para buscar um novo par e invista na sua autoestima. Procure voltar a fazer o que gosta, seja no trabalho, seja em atividades de lazer.

4. Retome o contato com amigos que tinha antes de casar. Eles ajudam a reviver boas emoções, fazem você se sentir querida e pronta para sair e se soltar. Faça cursos, viaje, conheça pessoas.

5. Afaste o pensamento: “Nunca mais vou ter um par”. E não tenha pressa de preencher a falta do ex. Dar tempo ao tempo ajuda a estabelecer uma relação saudável.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s