Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

5 alimentos ou bebidas que sabotam a sua dieta

Cuidado com os alimentos que parecem mais saudáveis do que são

Por Projetos Especiais Atualizado em 21 jan 2020, 22h41 - Publicado em 19 Maio 2015, 11h57

Cuidado com armadilhas ao escolher o que entra no seu carrinho de supermercado. Alguns produtos têm a fama de contribuir na luta pela boa forma, mas nem sempre são os melhores parceiros.

Para não cair em ciladas, uma estratégia é prestar a atenção nos detalhes das embalagens. Não pense que as palavras light e diet estampadas nos rótulos significam que o alimento que não engorda. Não é bem assim. Para um alimento ser considerado light, deve haver redução de, no mínimo, 30% de energia ou de algum nutriente, como o sódio, por exemplo. Já o produto diet tem que estar isento de alguma substância, que pode ser açúcar, sódio, proteína… Geralmente são itens específicos para alguns grupos, caso dos diabéticos, e, fique sabendo, podem carregar muitas e muitas calorias.

Por isso, procure observar o valor energético na hora da compra, pois ele informa o total de calorias da porção. Também vale fazer outras comparações para levar o produto mais saudável. As melhores escolhas são as que oferecem mais fibras, além de mais vitaminas e outros nutrientes indispensáveis.

Convidamos a nutricionista Bianca Chimenti Naves, da clínica NutriOffice, na capital paulista, e membro da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo, para elencar alimentos e bebidas que boicotam a dieta saudável e o refrigerante diet é um deles. Esse tipo de bebida tende a concentrar uma grande dose de sódio, e o exagero no consumo desse mineral pode favorecer o aumento da pressão arterial. Outro inimigo da dieta são os biscoitos água e sal. Se você pensa que a receita dessa bolacha se resume a água e sal, observe atentamente a lista de ingredientes. Geralmente, ela concentra bastante gordura, uma substância que ajuda a incrementar a consistência e o sabor.

Descubra outros alimentos que parecem parceiros da dieta, mas não são, no Espaço Liza

Continua após a publicidade
Publicidade