Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

25 financiamentos coletivos que REALMENTE precisam de sua ajuda

Depois das críticas, a hamburgueria Zebeléo desistiu do crowdfunding - mas essas campanhas aqui estão firmes e fortes atrás de seus objetivos!

Por Giovana Feix Atualizado em 21 jan 2020, 05h53 - Publicado em 26 ago 2016, 10h08

A proposta de Zé Soares, Bel Pesce e Léo Young era, na cabeça deles, inovadora: juntar, pela primeira vez no mundo todo, dinheiro para um restaurante através de crowdfunding. Mas a internet não perdoa, e foi bem rapidinha na tarefa de dizer pra eles que não foi para isso, não, que as plataformas de financiamento coletivo foram criadas. 

Sites como o Catarse, o Kickante (usado por estes ~jovens empreendedores~) e o Benfeitoria possibilitam a realização de vários projetos de grande relevância social. Se só você ficou conhecendo agora esse tipo de plataforma, fique por dentro de 25 projetos que estão atualmente recebendo doações – e que você pode ajudar, mesmo que com a menor das quantias!

1. Elas – Fundo de Investimento Social

A missão é promover e fortalecer o protagonismo das mulheres, mobilizando e investindo recursos em suas iniciativas. Conheça aqui alguns dos projetos que elas já ajudaram e contribua com o Elas aqui.

2. Revista AzMina

Para se manter de pé, essa revista incrível promove um crowfunding todo mês. Conheça melhor a AzMina e contribua clicando aqui.

3. Mãe Solo

Esse projeto surge quando a designer Thais Leão vira mãe do Vicente. Hoje, ela quer publicar um livro e e criar um site para publicar tirinhas e textos sobre a nem-sempre-maravilhosa missão de: ser mãe solteira. Conheça o Mãe Solo e contribua com a causa aqui.

4. Circuito de Enfrentamento Urbano – CEU para mulheres

O Deixa Ela em Paz é um coletivo que promove a igualdade entre os gêneros através da ocupação do espaço urbano. Com o Circuito de Enfrentamento Urbano – CEU para Mulheres, motivo desse crowdfunding, o grupo pretende levar oficinas personalizadas às 5 regiões do Brasil. Conheça melhor o Deixa Ela em Paz e contribua clicando aqui.

5. Websérie “Bonita Também”

O projeto já permitiu que diferentes mulheres conversassem sobre autoestima – e, depois do financiamento coletivo, quer fazer desse diálogo lindo uma websérie. Conheça o Bonita Também e contribua com essas moças aqui.

6. Casa Criativa

A ideia é estimular a produção cultural na cidade de Contagem, na região metropolitana de Belo Horizonte. Conheça o Casa Criativa e contribua com eles aqui.

7. Feminicidade

Elas promovem encontros entre mulheres de diferentes realidades para que exista entre elas o diálogo e, acima de tudo, a valorização de suas histórias de vida. Depois dessas conversas, produzem lambes com a narrativas das participantes. Conheça o trabalho da Feminicidade e contribua clicando aqui.

8. Mete a Colher

Rede de apoio entre mulheres, seu objetivo é ajudar mulheres a sair de relacionamentos abusivos e combater a violência doméstica. Com o crowdfunding, será desenvolvido um aplicativo que disponibiliza às vítimas desse tipo de violência conversa e apoio, ajuda jurídica, abrigo temporário, emprego e capacitação. Conheça o Mete a Colher e contribua clicando aqui.

9. Observatório de Favelas

O Observatório de Favelas é uma organização da sociedade civil que procura construir uma cidade mais humana e igualitária. Atualmente, a meta do pessoal é construir o Instituto João Aleixo, “espaço de pesquisa e formação voltado para produzir conhecimento novo sobre a cidade, a partir das favelas e periferias”. A ideia é que ele conte com laboratórios e espaços adequados para o exercício do estudo. Conheça melhor o projeto do Observatório de Favelas e contribua clicando aqui.

10. Lona na Lua

Uma ONG fluminense que leva arte a crianças e jovens de Rio Bonito e Silva Jardim. Conheça melhor a Lona na Lua e contribua clicando aqui.

11. Em Ação

Uma ONG paranaense que garante a estudantes de baixa renda um preparo de qualidade para o vestibular. Conheça melhor a Em Ação e contribua clicando aqui.

12. FLUPP Portátil

Continua após a publicidade

A FLUPP é a Festa Literária das Periferias, e propõe mudanças sociais através do livro e da literatura. Depois de 5 edições, eles pretendem criar com esse financiamento coletivo ações permanentes e mais próximas ao cotidiano dos jovens. Conheça a FLUPP Portátil e contribua clicando aqui.

13. Agência de Notícias das Favelas

A ANF é a Agência de Notícias das Favelas, e por meio do crowdfunding vai manter a sede, no centro do Rio de Janeiro, e pagar a secretária executiva e editor do projeto. Conheça a Agência de Notícias das Favelas e contribua clicando aqui.

14. Escola Sempre Viva

A ideia é levar a Algodões, cidade pequenininha na Bahia, uma escola. Sem essa iniciativa, as crianças da região seguirão sem essa estrutura perto de suas casas, e terão de continuar viajando para outros vilarejos para conseguir estudar. Conheça a Escola Sempre Viva e contribua clicando aqui.

15. PreparaNem

Eles querem ajudar travestis, transexuais e transgêneros a se preparar para o Enem. Conheça a PreparaNem e contribua clicando aqui.

16. Redes da Maré

A Redes da Maré recebe doações todos os meses para manter os 16 projetos que toca na Maré, maior conjunto de favelas do Rio de Janeiro. Essas iniciativas se dividem entre educação, arte e cultura, desenvolvimento territorial, segurança e comunicação. Foi a ONG que conseguiu colocar a Maré no mapa, dando nome a todas as ruas e praças de acordo com a cultura local. Conheça a Redes da Maré e contribua clicando aqui.

17. Vamos Juntas? – Aplicativo

Esse crowdfunding propõe a criação de um aplicativo que, segundo descrição das criadores, “será uma espécie de ‘Waze’ do caminho mais seguro”. A ideia é unir mulheres que vão fazer caminhos semelhantes, para que se sintam mais seguras nas ruas. Conheça o Vamos Juntas? e contribua clicando aqui.

18. Mona Migs

Esse projeto quer ajudar membros da comunidade LGBT que foram expulsos de casa. Conheça o Mona Migs e contribua clicando aqui.

19. DVD Elza Soares – A Mulher do Fim do Mundo

Mais que gravar um DVD para Elza Soares, essa campanha pretende fazer isso na comunidade CentreVille, em Santo André, no ABC. “Vou deixar um legado de tratemento de esgoto, iluminação permanente para as ruas e um empoderamento sem igual para os moradores do local. E isso só será possível com a sua contribuição”, diz a cantora. Conheça o projeto e contribua clicando aqui.

20. Mães de bebês com microcefalia

Esse crowdfunding pretende ajudar mães de bebês com microcefalia na Paraíba. Conheça e contribua clicando aqui.

21. Bichinhos

A ideia é ajudar a cidade mineira de Bichinhos, que fica entre Tiradentes e Prados. Os cidadãos precisam de ajuda para restaurar a riqueza histórica do local. Conheça o projeto e contribua clicando aqui.

22. Projeto Anjos de Patas

Ajude quem cuida de animais abandonados. Conheça o Projeto Anjos de Patas e contribua clicando aqui.

23. Sons de Esperança

Com o Projeto Sons de Esperança, a ADRA Brasil quer ajudar crianças e jovens da zona leste de Porto Velho, em Rondônia, por meio da música e da educação. Conheça o Sons de Esperança e contribua clicando aqui.

24. Casa Longarina

Essa casa quer promover o empoderamento através do surfe – que será modalidade olímpica nos Jogos de Tóquio, em 2020! Conheça a Casa Longarina e contribua clicando aqui.

25. #CadaNascimentoImporta

O #CadaNascimentoImporta quer empoderar as mulheres grávidas através da informação. Seu ojetivo é “garantir sua autonomia em saúde e parto, fortalecer, multiplicar e conectar toda a rede de apoio ao parto”. Conheça o #CadaNascimentoImporta e contribua clicando aqui.

 
Continua após a publicidade
Publicidade