Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Vírus da chikungunya é eliminado com remédio usado contra hepatite C

A boa nova é a descoberta da eficiência de um remédio já aprovado, o que agilizaria o processo para o tratamento.

Por Daniella Grinbergas
Atualizado em 16 jan 2020, 05h46 - Publicado em 8 nov 2018, 09h46
 (Divulgação/Reprodução)
Continua após publicidade

Pesquisadores do Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo fizeram uma importante descoberta: o remédio sofosbuvir, usado em pacientes com hepatite C, também pode combater a chikungunya, que até então não tem medicamento aprovado para tratamento.

A notícia é animadora, já que há previsão de um surto do vírus no Brasil nos próximos dois anos, mas o estudo ainda será complementado para saber exatamente como o farmaco atua no organismo antes de ser indicado. O estudo testou mais de mil medicamentos em células infectadas com o vírus da chikungunya e apenas o sofosbuvir foi capaz de eliminar o vírus sem danificar as células.

O ponto mais animador da descoberta é que esse medicamento já é aprovado. “O processo para obtenção de um fármaco é extremamente demorado e caro. O tempo entre o início da pesquisa e a disponibilização do produto no mercado é, em média, de 12 anos. O sofosbuvir é uma droga que passou por todo o processo de aprovação para uso humano. Isso possibilita que ela possa vir a ser utilizada contra a chikungunya em um a três anos”, diz o orientador da pesquisa, o professor Lucio Freitas-Junior.

A doença é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, vetor de zika e febre amarela, e a aposta é que o medicamento também tenha efeito no combate a elas.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.