Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

Suco verde: 7 receitas poderosas para ter mais saúde

Prevenir câncer, descongestionar o nariz ou recuperar a energia perdida: essa bebida é sua aliada. Confira as receitas ideais para cada objetivo, retiradas do livro "A Revolução do Suco Verde" (Ed. Alfalivros), recém-lançado no Brasil.

Por Redação M de Mulher Atualizado em 15 jan 2020, 04h05 - Publicado em 16 jun 2014, 21h00

Para tirar proveito dos benefícios do suco verde, procure consumi-lo sozinho e devagar. Se quiser, pode tomá-lo diariamente.
Foto: Getty Images

 

1. Combater o câncer

Estrelas deste suco, os brócolis possuem sulforafano, substância que age na prevenção do câncer. Já as frutas vermelhas têm antioxidantes, que favorecem o funcionamento adequado das células. Isso é fundamental para evitar o problema, já que o câncer é uma multiplicação de células defeituosas.

Receita
Bata no liquidificador 4 xícaras de broto de brócolis, 4 xícaras de amoras orgânica e 1 xícara de água. Rende 1 litro.


2. Ter mais energia

Cheia de antioxidantes, esta bebida é potente: “varre” os radicais livres do organismo e dá mais disposição ao corpo. “Na verdade, todos os sucos verdes dão energia, mas esse, em particular, tem suco de laranja, que é doce e faz você se sentir mais disposta imediatamente após bebê-lo”, explica a russa Victoria Boutenko, autora do livro A Revolução do Suco Verde (Ed. Alfalivros, R$ 46).

Receita
Coloque no liquidificador 6 folhas de uva, 3 folhas de couve, 2 mangas, 1 xícara de morango e 2 xícaras de suco de laranja. Depois é só bater e tomar. Rende 1 litro.


3. Prevenir gripe

Chamado “combinado de vitamina C”, este suco é feito de limão e azedinhas (um tipo de hortaliça) e é um santo remédio para evitar gripes, por exemplo. “Quem toma esse suco verde diariamente quase nunca fica doente, com gripe ou febre, pois ele blinda o sistema imunológico contra vírus e bactérias”, afirma Victoria.

Receita
Bata 4 xícaras de espinafre, 2 xícaras de azedinhas, suco de ½ limão-siciliano , 2 peras e 2 xícaras de água. Rende 1 litro.


4. Descongestionar as vias aéreas

Esta receita funciona que é uma beleza no inverno, quando o nariz vive entupido. Isso porque o limão e o tomate possuem vitamina C, a pimenta dilata os vasos, e o agrião colabora com as vias aéreas. Mas, se vive congestionada, investigue o problema com um especialista.

Continua após a publicidade

Receita
Jogue no liquidificador 1 xícara de agrião,1 folha pequena de rabanete, 1 lasca de pimenta-malagueta, 1 tomate grande, 2 talos de aipo e suco de limão-siciliano. Bata e tome em seguida. Rende 2 litros.


5. Limpar o fígado

O suco descrito aí embaixo é feito de plantas amargas como o dente-de-leão, que estimulam o funcionamento do órgão e a produção da bile – líquido cuja função é digerir gorduras. O efeito é detox.

Receita
Adicione ao liquidificador 4 xícaras de dente-de-leão, ½ endívia, 2 xícaras de espinafre, 2 xícaras de suco de maçã, 1 banana, 2 peras, 2,5 cm de raiz de gengibre e 1 xíc. de arando. Bata e consuma. Rende 2 litros.


6. Tirar a fome

Se você vive atacando a geladeira, invista neste suco. De acordo com a especialista russa, os ingredientes desta receita são ricos em “fibras volumosas”, que demoram a ser digeridas e promovem a saciedade.

Receita
Bata 3 xícaras de couve, 3 xícaras de acelga, 3 pimentões vermelhos com sementes, ¼ de abacate e 3 xícaras de água. Rende 2 litros.


7. Evitar as rugas

A autora do livro garante que este mix é um grande aliado da beleza e da longevidade por conter folha de uva, rica em resveratrol, poderoso antioxidante que combate as rugas e o envelhecimento precoce.

Receita
Bata no liquidificador 4 xícaras de alface-romana, 5 folhas de uva, 2 mangas e 2 xíc. de água. Rende 1 litro.

 

Fontes: Ana Ceregatti, nutricionista clínica especialista em vegetarianismo; Patrícia Peixoto Vieira, nutricionista especialista em nutrição infantil pela Universidade Federal de São Paulo; Receitas retiradas do livro “A Revolução do Suco Verde” (Ed. Alfalivros).

Continua após a publicidade
Publicidade