Sou diabético. Qual bebida alcoólica posso consumir?

Com moderação, algumas opções podem entrar no cardápio sem causar danos. Confira

A maioria das pessoas com diabetes pode, sim, desfrutar de algumas bebidas com álcool. As regras são claras: um drinque por dia para as mulheres; dois para os homens. Entretanto, você deve saber que, como o teor alcoólico afeta com os níveis de açúcar do sangue, é preciso ficar atento: além de ouvir o que seu médico tem a dizer sobre isso, não deve consumir esse tipo de iguaria de estômago vazio.

Abaixo, algumas opções:

Cerveja

Hoje em dia, é possível encontrar algumas cervejas em versões “light” e “low carb“, que têm baixos níveis de carboidratos. Tenha cuidado com opções artesanais, pois costumam ter o dobro de álcool e calorias.

Vinho

Algumas pesquisas dizem que o vinho, tanto o tinto quanto o branco, ajuda o organismo a usar melhor a insulina e diminuir os riscos de desenvolvimento de diabetes tipo 2. Além disso, seus antioxidantes também são um banquete para o bom funcionamento do coração. Um cálice é suficiente e tem cerca de 120 calorias.

Drinques doces

Bebidas doces, como margaritas e mojitos, não estão proibidos. Use complementos, sem açúcar como sucos ou frutas frescas em vez de usar xarope industrializado. Para adoçar, tente algo natural, como stévia ou ágave.