CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR DE R$ 14,90/MÊS

Passar a noite em claro causa danos à saúde

Ficar tanto tempo sem dormir pode até ser divertido e necessário de vez em quando, mas não é saudável

Por Luciana Teixeira (colaboradora) Atualizado em 21 jan 2020, 18h08 - Publicado em 7 out 2015, 12h55

Ninguém está dizendo para você abandonar a balada, uma noite de estudos ou, até mesmo, de trabalho. Só achamos necessário você ter a consciência do que acontece com o seu corpo quando ele não tem as horas de sono necessárias para recarregar as energias – #sddsadolescência.

Um estudo realizado com 21 homens jovens e saudáveis, no Hospital Universitário de Oslo, na Noruega, mostrou que uma noite sem dormir já causa danos nas conexões neurais. E outro estudo, da universidade de Uppsala e do Instituto Karolinska, na Suécia, diz que uma noite sem dormir pode alterar os genes que controlam o relógio biológico de nossas células.

Reprodução/Tumblr Hopeful-melancholy
Reprodução/Tumblr Hopeful-melancholy

Porém, um ponto importante e que ainda não ficou claro para os cientistas é: quanto tempo o cérebro e o corpo demoram para se recompor depois de uma noite em claro?

Segundo o Dr. Torbjørn Elvsåshagen, um dos autores deste artigo sobre o estudo, “minha hipótese seria de que os efeitos na matéria branca (do cérebro) são de curto prazo e reversíveis  após algumas noites de sono normal”. Porém, o médico acredita que diversas noites em claro, a longo prazo, podem trazer danos definitivos ao cérebro.

Na dúvida, o melhor a fazer é: dormir.

Reprodução/Tumblr Befunnyandsmile
Reprodução/Tumblr Befunnyandsmile

Continua após a publicidade

Publicidade