Excesso de açúcar: abelhas produzem mel com alimentos industrializados

O projeto surpreendente foi desenvolvido por uma rede de comida orgânica e uma agência publicitária para alertar a população sobre o açúcar mascarado

Nós até sabemos que balas, bolachas, chocolates, sorvetes, refrigerantes e outros alimentos industrializados costumam ter taxas elevadas de açúcar. Mas é surpreendente descobrir a quantidade de açúcar presente em alimentos processados que nem mesmo são doces. Um hambúrguer, por exemplo, pode ter 18% de açúcar em sua composição. Sopa instantânea? Até 42%! Por isso, a rede de comida orgânica Nas Grunt, da República Tcheca, decidiu investir em um projeto que alertasse a população para esse consumo excessivo e nocivo, capaz de levar a diabetes, obesidade, câncer e doenças do coração.

O projeto Bees Can Find Sugar Where You Least Suspect It (“abelhas podem achar açúcar onde você menos suspeita”, em tradução livre) foi assinado pela agência publicitária McCann Erikson e mostrou que os alimentos processados são tão cheios de açúcar que as abelhas são capazes de produzir mel com eles. Isso mesmo: mel de hambúrguer, de sopa instantânea, ketchup, cereal e até de molho francês.

 

Reprodução/ Bees can find sugar where you least suspect it Reprodução/ Bees can find sugar where you least suspect it

Reprodução/ Bees can find sugar where you least suspect it (/)

A iniciativa fez tanto sucesso que levantou um debate nacional a respeito do açúcar mascarado e ainda rendeu o aclamado Leão de Cannes à McCann de Praga. Assista ao vídeo: