Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Estudo diz que baratas podem ficar completamente resistentes a inseticidas

Algumas delas já nascem resistentes a produtos químicos!

Por Daniella Grinbergas
Atualizado em 15 jan 2020, 13h47 - Publicado em 2 jul 2019, 12h17

Um estudo publicado pela revista científica Nature, conduzido pela Purdue University, revelou que a barata-germânica (Blattella germanica L.) está cada vez mais resistente à ação dos inseticidas – de forma assustadoramente rápida.

Os cientistas pesquisaram a evolução em várias gerações da espécie e perceberam que diversas classes de inseticidas que sempre foram altamente eficazes e repelentes não têm atuado com sucesso. E isso leva a crer que, em algum momento, os produtos químicos poderão perder completamente a eficácia.

O fato que intriga os pesquisadores é o aumento da resistência em mais de 4 vezes em uma única geração de baratas. E não é preciso que o inseto tenha contato com o pesticida para que desenvolva resistência a ele: ao que tudo indica, descendentes de baratas que sobreviveram ao contato já poderiam nascer imunes.

A Blattella germanica L. é bem comum em ambientes urbanos e produz alérgenos que provocam asma e rinite, além de carregarem micróbios vetores de outras doenças.

Michael Scharf, um dos responsáveis pela pesquisa, recomenda outras estratégias para controlar a proliferação das baratas, como melhorias no saneamento básico, armadilhas contra insetos e aspirador de pó. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.