Conheça o óleo de baru: alimento que auxilia o emagrecimento

Depois da onda do óleo de coco e do de cártamo, ele promete ser o novo queridinho dos nutricionistas

O sabor da castanha de baru lembra o de um amendoim. Mas as propriedades nutricionais são semelhantes às leguminosas, como castanha-do-pará e de caju, que já conhecemos bem. E, ao que tudo indica, ele promete ser o novo alimento queridinho dos nutricionistas.

Estudos realizados pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) revelaram que ela é rica em fósforo, potássio, cálcio, magnésio, zinco e ferro, ácidos graxos essenciais e em vitamina E. Ou seja, oferece diversos benefícios que refletem no bom funcionamento do nosso corpo. O alimento pode ser consumido in natura (sem exageros, para não extrapolar as calorias!) ou em forma de suplementos.

Outro estudo, realizado pela Universidade Federal de Goiás, dividiu mulheres obesas em dois grupos. Aquelas que consumiram a castanha de baru durante dois meses tiveram uma redução de circunferência de cintura 1,7 vezes maior que as que não consumiram, resultante de uma perda de 1,5 kg de gordura e de 5.5 cm de cintura.

De acordo com a Global Suplementos, fabricante que produz o alimento, ele age aumentando a atividade das enzimas antioxidantes, reduzindo o estresse, um dos principais agente causadores do ganho de peso  e acelerando o metabolismo, o que aumenta o potencial de queima de gordura. É também um bom protetor do coração, uma vez que promove a redução do colesterol LDL e aumento nos níveis do colesterol HDL, o chamado bom colesterol.