Casa Clã + MAMA: uma parceria que cresce a cada outubro
A parceria entre MAMA e CLAUDIA transformou o Casa Clã em um espaço de referência para debater saúde, comportamento e o futuro do cuidado feminino
A Casa Clã abraçou a causa do câncer de mama em 2023, quando surgiu a parceria com o MAMA, ampliando os debates sobre saúde feminina e o papel da comunicação na construção de uma cultura de prevenção. Conheça mais sobre a história desta parceria:
A criação do MAMA
Criado no mesmo ano, o MAMA nasceu como um projeto de comunicação independente, pioneiro em falar de prevenção para quem não é paciente. Sua proposta é democratizar o acesso a informações qualificadas e manter o tema ativo durante todo o ano — e não apenas no Outubro Rosa.
Desde então, CLAUDIA se tornou media partner do movimento, abrindo as portas da Casa Clã, um dos eventos mais tradicionais da revista, para essa pauta. Assim, a cada outubro, o encontro ganha uma edição especial dedicada ao câncer de mama, reunindo discussões sobre diagnóstico precoce, avanços em tratamentos e formas de apoio às pacientes.
O MAMA é uma iniciativa da Wheel, agência comandada por Julia Presotto, publicitária e mestre em Sociologia pela Sorbonne Université, na França. Com uma equipe descentralizada e multidisciplinar, a Wheel aposta na inovação em comunicação aplicada à saúde, criando projetos capazes de unir estética, informação e impacto social.
“Somos um projeto independente de comunicação, baseado em uma abordagem intergeracional e multidisciplinar, porque entendemos que a problemática da prevenção do câncer de mama é complexa e abrange muitas dimensões, que vão desde o autocuidado até as políticas públicas. Nosso objetivo é ampliar a mensagem de prevenção, tanto na esfera individual quanto na coletiva”, explica Julia Presotto, fundadora do projeto que conecta jornalistas, designers, sociólogos, artistas, publicitários e profissionais da saúde.
Falar sobre prevenção é também falar de comportamento, de autocuidado e de futuro. “O Outubro Rosa já ultrapassou a barreira de uma campanha de saúde e se tornou um movimento cultural mundial”, acredita Lucie Alessi, cofundadora do MAMA. “Por isso, a Casa Clã dialoga diretamente com a missão do MAMA de trazer informação relevante e provocar reflexões, ao conectar temas que impactam diretamente a vida das mulheres”, conclui.
Dr. Gustavo Werutsky, oncologista e head científico da iniciativa, reforça a importância de movimentos de prevenção: “Grande parte do risco de câncer de mama pode ser reduzido com escolhas de vida saudáveis, mas essa ainda é uma informação pouco difundida. E, quando diagnosticado precocemente, pode ser curado em até 95% dos casos.”
Já Carla Almeida, head de mobilização social, acrescenta um recorte sociológico para o assunto: “Para avançarmos na prevenção, precisamos estar atentas e compreender que as questões econômicas, sociais e culturais, assim como a ausência de políticas públicas efetivas, impactam na capacidade de incorporar hábitos saudáveis e de acessar serviços de saúde e informação.”
Em 2025, a terceira edição do Casa Clã MAMA também marca a ampliação da rede de parceiros, fortalecendo a construção de um ecossistema colaborativo em torno da prevenção. Outro destaque deste ano é o lançamento do Especial Futuro da Prevenção, em que o MAMA, com curadoria científica de Gustavo Werutsky, oncologista especialista em câncer de mama e head científico do projeto, reúne e traduz as três principais novidades da área, publicadas recentemente.
“Nosso objetivo é antecipar o que vem sendo discutido na comunidade científica e mostrar como isso pode transformar o futuro da prevenção do câncer de mama”, define o oncologista. O especial contou com direção de Julia Presotto, redação da jornalista Karine Menoncin, diagramação do designer Giovani Ngnoatto e revisão técnica da oncologista clínica Mariana Fauth Seibel.
Casa Clã Mama 2025: como participar
O encontro acontece tradicionalmente na Casa Higienópolis – localizada na Avenida Higienópolis, 758, em São Paulo – no dia 3 de outubro. As palestras têm início às 09h e vão até as 18h. Os ingressos são gratuitos e abertos ao público. Confirme sua presença gratuitamente pelo Sympla.
Assine a newsletter de CLAUDIA
Receba seleções especiais de receitas, além das melhores dicas de amor & sexo. E o melhor: sem pagar nada. Inscreva-se abaixo para receber as nossas newsletters:
Acompanhe o nosso WhatsApp
Quer receber as últimas notícias, receitas e matérias incríveis de CLAUDIA direto no seu celular? É só se inscrever aqui, no nosso canal no WhatsApp.
Acesse as notícias através de nosso app
Com o aplicativo de CLAUDIA, disponível para iOS e Android, você confere as edições impressas na íntegra, e ainda ganha acesso ilimitado ao conteúdo dos apps de todos os títulos Abril, como Veja e Superinteressante.
Usar essas 5 cores pode indicar problemas de autoestima
5 máscaras de cabelo que dão hidratação de salão sem sair de casa
10 looks de Kate Middleton para copiar já e usar no dia a dia
5 cores de sapatos e bolsas que modernizam e rejuvenescem o look depois dos 40
14 cozinhas pequenas cheias de estilo para se inspirar na decoração







