Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Biquíni de crochê causa candidíase? Dermatologista esclarece polêmicas

Após Jade Picon utilizar o biquíni de crochê no BBB, a peça se transformou em uma grande tendência neste fim de verão

Por Kalel Adolfo
20 mar 2022, 08h44
Jade Picon vestindo o seu famoso biquíni de crochê.
Jade Picon vestindo o seu famoso biquíni de crochê.  (Instagram (@Jadepicon)/Reprodução)
Continua após publicidade

O biquíni de crochê é uma das peças mais populares do momento: quem aí não se encantou com o utilizado por Jade Picon no Big Brother Brasil? Porém, ele está causando uma intensa discussão nas redes sociais por suas limitações: um dos pontos levantados é que o biquíni é ótimo para dar aquele close no Instagram, mas na prática, acaba dificultando a vida de quem o usa.

Além do tecido não ser muito resistente à mergulhos no mar ou piscina, ele também pode provocar irritações na pele e até mesmo candidíases. Pensando nisso, Claudia conversou com o dermatologista Luann Lôbo, queridinho de celebridades como Cléo Pires, Gabriela Pugliesi e Luiza Thomé. Chique, hein? Dá uma conferida:

O tecido do crochê favorece alergias na pele?

Utilizar o biquíni de crochê não significa que você obrigatoriamente irá desenvolver alergias e outras complicações dermatológicas. Porém, os riscos são altos: “O tecido desta peça tem potencial irritativo especialmente nas peles mais sensíveis, como em portadores de dermatite atópica, por exemplo. A trama mais larga do crochê também favorece a deposição e acúmulo de impurezas e agentes infecciosos”, alerta Luann.

Candidíase é um risco real nos biquínis de crochê?

O dermatologista explica que o crochê retém bastante umidade, e isso é intensificado em peças como o biquíni. “Essa umidade retida na região favorece a proliferação de agentes infecciosos como fungos, aumentando as chances de desenvolver micoses — ou até candidíases — em áreas mais quentes do corpo, como nas dobras”, explica.

E aí, preciso parar de usar o biquíni de crochê?

Mas calma, isso não significa que você deve parar de usar este biquíni belíssimo. Até porque, além de atraente, a peça também é uma ótima fonte de renda para os artesãos. Contudo, é necessário tomar alguns cuidados: “Se usado, o ideal é não permanecer com a peça molhada por longos períodos”, esclarece Luann.

Continua após a publicidade

Além disso, o dermatologista também indica que as pessoas com pele sensível reforcem a integridade da barreira cutânea. Isso pode ser feito com o uso adequado de hidratantes e sabonetes líquidos suaves. Legal, né? A seguir, confira a thread que deu início as discussões na internet:

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.