Aprenda os primeiros socorros
Saiba quais são os procedimentos que, em caso de acidente, podem ajudá-la a salvar uma vida enquanto o resgate não chega
É necessário ter em casa um kit básico de primeiros socorros
Foto: Dreamstime
Queimaduras
Seja qual for o grau, lave a região com água corrente em temperatura ambiente. Os ferimentos causados por produto quente, como sopa ou feijão, devem ser limpos até eliminar todo resíduo. Não fure bolhas nem aplique qualquer pomada! Leve a pessoa diretamente para o hospital e evite cobrir a área afetada com muita roupa.
Sangramento do nariz
Mantenha-se em posição confortável, mas sem a cabeça para trás, para evitar afogamento. Com um dedo, tape a narina sangrando, alternando com compressas de gelo.
Insolação
Mantenha-se em locais bem fresquinhos, com pouca roupa, tome vários banhos por dia e aplique uma solução hidratante e refrescante na pele. Além disso, beba bastante líquido. O aparecimento de bolhas indica queimadura de segundo grau. Então, procure um hospital.
Queda
· Com desmaio: verifique a respiração da vítima, avaliando tanto a movimentação do tórax quanto a passagem e o som do ar pelas narinas. Se os pulmões estiverem a pleno vapor, tente acordá-la. Não conseguiu? Leve-a imediatamente ao médico. Se o tráfego de ar estiver bloqueado, invista na respiração boca-a-boca. Ao suspeitar de uma parada cardíaca, chame uma ambulância e, enquanto ela não chega, dê início às manobras de reanimação.
· Sem desmaio: investigue a presença de hematomas e inchaços. Coloque gelo em um saco plástico, envolva-o em um pedaço de pano e faça compressa no local afetado. Se a pessoa sentir dor para se levantar, mantenha-a deitada, sem se mover, e chame o resgate, pois existe risco de lesão na coluna cervical.
Afogamento
Retire o afogado da água e coloque-o deitado de lado, em uma superfície rígida. Não é necessário expelir do estômago a água engolida, pois será eliminada naturalmente pelo organismo. Se estiver inconsciente e sem pulso, pratique a massagem cardiorrespiratória.
Corte com sangue
Lave o ferimento com água corrente e sabão para evitar a contaminação por bactérias. Comprima a região com gaze ou um pano limpo, pressionando o local para estancar o sangue. Uma compressa de gelo também pode ajudar. Dirija-se para o pronto socorro.