Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Descubra como ‘Amor Radical’ retrata a vida transformadora de Satish Kumar

Acredito que todo mundo pre-ci-sa ver o documentário sobre o ativista indiano Satish Kumar e te explico o porquê

Por Helena Galante
Atualizado em 27 out 2024, 20h02 - Publicado em 26 out 2024, 16h01
Satish Kumar: o sábio indiano que muda vida com a sua mensagem de bondade incondicional retratada no filme "Amor Radical"
Satish Kumar: o sábio indiano que muda vida com a sua mensagem de bondade incondicional retratada no filme "Amor Radical" (Divulgação/Aquarius/Divulgação)
Continua após publicidade

Ninguém “tem que” nada. Acredito de verdade nessa máxima. Mas, para mim, ela tem uma exceção: todo mundo tem que assistir ao documentário Amor Radical, que tem exibição hoje (26/10) na Mostra de Cinema de SP (sim, ‘Ainda Estou Aqui’ e esses outros 5 filmes são imperdíveis também) e entra em cartaz nos cinemas no dia 31 de outubro e depois no streaming focado em bem-estar Aquarius no dia 15 de novembro.

O meu entusiasmo tem nome e sobrenome: o filme Amor Radical acompanha a trajetória de Satish Kumar, o ativista indiano que propõe o radicalismo do amor incondicional. Como falar sobre a crise climática e superar os desafios ecológicos? Como ter conversas difíceis? Como atravessar a polarização e dialogar com diferentes ideologias políticas? Para Satish Kumar, a resposta sempre começa com o amor.

Cartaz do filme 'Amor Radical', sobre Satish Kumar: direção é de Julio Hey
Cartaz do filme ‘Amor Radical’, sobre Satish Kumar: direção é de Julio Hey (Divulgação/Aquarius/Divulgação)

Para Satish Kumar, porém, amor não é só uma emoção dedicada às pessoas queridas. Amor é a ética de interação com tudo que existe, amor é a forma da vida se manifestar. Na prática, o ativista dedica sua vida a amar na prática – e mudar o mundo com suas ações.

Continua após a publicidade
Cena do documentário 'Amor Radical': o ativista Satish Kumar sugere o radicalismo do amor incondicional como bandeira de ação
Cena do documentário ‘Amor Radical’: o ativista Satish Kumar sugere o radicalismo do amor incondicional como bandeira de ação (Divulgação/Aquarius/Divulgação)

Na década de 40, Satish Kumar foi um monge jainista. Ele deixou o monastério para participar do movimento Gandhiano, na Índia. No pior momento da Guerra Fria, sem nenhum dinheiro no bolso e com o coração abastecido de esperança, saiu com um amigo numa longa caminhada pela paz. Eles caminharam 13 mil quilômetros a pé, por mais de dois anos, para pedir o fim do armamento nuclear. O objetivo singelo e grandioso era entregar um pacote de chá para os líderes das então quatro potências nucleares mundiais:  “Caso tivessem a vontade de apertar o botão da bomba, que eles tomassem antes uma xícara”, acreditava Satish.

Fundador, anos mais tarde, do Schumacher College, um centro educacional na Inglaterra que é referência no ensino da cultura de não violência e da ecologia profunda, Satish Kumar tem sua impressionante trajetória de vida retratada no documentário Amor Radical, dirigido por Julio Hey.

Continua após a publicidade
Satish Kumar: ativista é fundador do Schumacher College e autor do livro 'Amor Radical'
Satish Kumar: ativista é fundador do Schumacher College e autor do livro ‘Amor Radical’, homônimo ao documentário que acaba de ser lançado sobre sua trajetória de vida (Daniel Elkan/Aquarius/Divulgação)

Em nossa conversa no podcast Jornada da Calma que logo mais estará no ar, Julio me confidenciou que o documentário Amor Radical é um convite para mudar a nossa forma de se relacionar com a vida. “Me encanta o lugar onde espiritualidade e ação se encontram. Essa tem sido uma busca contínua em minha jornada enquanto documentarista. Já tem muita gente para falar de problemas, precisamos falar de solução e eu sinto que ela começa dentro da gente. Quando conheci o Satish Kumar eu percebi que o caminho mais bonito para ser ativista é agir de um lugar curado, amoroso e que considera a vida algo muito precioso. Este filme, para mim, flutua entre o cinema, o ativismo e a devoção pela Vida”, afirma Julio Hey, diretor e sócio-fundador da Café Royal.

Temos grandes problemas a resolver como humanidade? Sim, claro. Mas talvez um caminho mais efetivo seja antes de tudo mudar nosso modo de ver e agir. Diante da interdependência que constitui a vida, impossível não amar. Tudo, todos, o todo. A história de vida de Satish Kumar mudou minha vida ao demonstrar que é possível expressar bondade genuína no mundo e fortalecer a esperança de regeneração.

Continua após a publicidade

Eu amei Amor Radical e quero muito que você também tenha essa experiência transformadora. Por isso, acho que você tem que ver o filme. Depois me conta o que achou?

Cena do filme 'Amor Radical': documentário acompanha a trajetória do ativista Satish Kumar
Cena do filme ‘Amor Radical’: documentário acompanha a trajetória do ativista Satish Kumar (Divulgação/Aquarius/Divulgação)
  • Ficha Técnica: 
  • Direção: Julio Hey
  • Diretor de fotografia e câmera: Pedro Patrocínio
  • Produtor: Julio Hey
  • Produtores executivos: Adriana Tavares, Julio Hey e Lucas Dantas
  • Produtor associado: Pedro Paulo Diniz
  • Produção: Super A Filmes
  • Coprodução: Café Royal
  • Distribuição: Downtown Filmes
  • Roteiro: Julia Pasmanik
  • Edição: Gustavo Vasconcelos
  • Montagem: Gustavo Vasconcelos
  • Trilha sonora original: Zé Godoy
  • Mixagem de som: Toco Cerqueira e Reilly Steele
  • Correção de cor: Nuno Garcia
  • Técnico de som: Harry Coade
  • Direção de animação: Guilherme Lepca
  • Direção de arte: Guilherme Lepca
  • Apoio: Escola Schumacher Brasil, Schumacher College, Navdanya, Rizoma Agro, Naveia, Ibiti e The Gaia Foundation

 

SERVIÇO

Exibição de “Amor Radical” na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo

Data: 26 de outubro

Continua após a publicidade

Horário: 15h20 – Debate entre Julio Hey, diretor do filme, Satish Kumar (online) e Luiza Voll, Diretora criativa e cofundadora da @contente.vc

16h20 – Exibição do filme

Local: Sala Grande Otelo – Cinemateca Brasileira

Continua após a publicidade

Endereço: Largo Sen. Raul Cardoso, 207 – Vila Clementino, São Paulo

Ingressos: https://48.mostra.org/br/home/

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.