PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Acabe com a insônia e recupere sua saúde

Não conseguir dormir por pelo menos três dias por semana durante três meses significa que você tem insônia, um problema relacionado à incidência de várias doenças

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 13h27 - Publicado em 1 out 2013, 21h00
 (/)
Continua após publicidade

Estabelece uma rotina de sono, indo para a cama e acordando sempre nos mesmos horários
Foto: Getty Images

Na cama, de olhos fechados, tudo quieto, o tempo passa e nada de pegar no sono. Ou, no meio da noite, a pessoa desperta e assiste ao amanhecer. Quando esse roteiro se arrasta por mais de três dias por semana e durante meses, é hora de buscar ajuda. “A insônia pode estar relacionada ao estresse crônico, à depressão, a doenças como o Parkinson ou não ter uma causa definida”, diz o neurologista Luciano Ribeiro, da Universidade Federal de São Paulo. E são vários os prejuízos desde falta de concentração, irritação e cansaço, até o aumento do risco para males do coração.

QUER MANTER A FORMA?

Então, já para a cama! Estudos mostram que dormir mal mexe com substâncias que controlam o apetite, caso da leptina e da grelina. Se essa dupla está em desequilíbrio, a fome aumenta e os ataques à geladeira também. Pra piorar, noites em claro pioram a ansiedade e o ansioso tende a comer mais.

Continua após a publicidade

SEGREDOS DO TEMPO DA VOVÓ

Embora não exista comprovação científica, aquele leitinho morno pode ser uma boa pedida. Há suspeitas de que uma substância encontrada nele, o triptofano, favoreça o bem-estar e o relaxamento. Chás de erva-cidreira ou camomila também entram na lista. “Mas, infelizmente, não é pra todo mundo que funciona”, lamenta Ribeiro. Agora, uma estratégia certeira é a de estabelecer a rotina do sono, ou seja, deitar-se e levantar-se sempre no mesmo horário.

EMPURRÃO PARA SONHAR

Na tentativa de se livrar da insônia, tem gente que toma remédio por conta própria. Isso é um perigo, já que certas pílulas atuam em substâncias do cérebro, os neurotransmissores. Quando usados de forma errada, alguns medicamentos levam à dependência”, afirma Ribeiro. E, não custa lembrar, cada caso é um caso.

CAFEZINHO NEM PENSAR

Depois do anoitecer, não é indicado consumir substâncias que estimulem o sistema nervoso central. E a cafeína é um deles. Por isso, quem sofre com a insônia deve evitar café, chá-preto e refrigerantes à base de cola. O mesmo vale para as bebidas alcoólicas. Apesar de causar certa sonolência, o álcool interfere na qualidade do sono, que fica todo “picado”.

Continua após a publicidade

VOCÊ SABIA

Dicas como a de desligar o abajur, a TV e o computador são eficazes. É que a luz desses aparelhos reduz a produção de melatonina, um hormônio que avisa ao cérebro que é hora de dormir.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de 10,99/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.