Clique e Assine a partir de R$ 7,90/mês

8 ativos naturais poderosos e perfeitos para a pele seca

Eles ajudam a manter sua pele hidratada e equilibrada, sejam ingredientes de um produto industrializado ou manipulado, sejam usados ao natural.

Por Raquel Drehmer Atualizado em 16 jan 2020, 08h13 - Publicado em 4 out 2018, 22h33

Na natureza encontramos o equilíbrio para praticamente tudo que diga respeito à nossa saúde, e isso inclui a pele. A não ser que ela esteja com alguma doença ou condição delicada – nestes casos, um médico dermatologista deve ser consultado –, podemos mantê-la saudável e bonita no dia a dia aproveitando os benefícios de ativos naturais misturados em produtos prontos (sabonetes, loções e cremes de tratamento) ou usados em sua forma original.

Conversamos com especialistas para saber quais são os ativos naturais mais poderosos para a pele seca. Confira o que eles recomendam.

Amêndoas e sementes de uva

Os dois ativos naturais beneficiam a pele seca da mesma maneira: criando uma barreira que impede que a água evapore, o que mantém sua hidratação natural.

Pistache

É rico em ácidos graxos, uma gordura que temos naturalmente na pele. A manteiga atua na reposição dessa gordura, essencial para a hidratação equilibrada.

Amêndoas e pistache são bons ativos naturais para a pele seca
Waleed Bin Talip/Getty Images

Aveia

É um hidratante poderoso e nutritivo, pois possui gorduras boas, proteínas, fibras e vitaminas que agem profundamente na pele e ajudam a reter as moléculas de água em sua superfície. Também melhora irritações e alergias, funcionando como um calmante cutâneo.

Continua após a publicidade

Germe de trigo

Rico em alantoína, um princípio ativo que melhora áreas ressecadas e que necessitem de cicatrização. Também acalma a pele irritada.

Ácido hialurônico

Queridinho dos procedimentos e dos produtos de tratamento, o ácido hialurônico é encontrado no nosso organismo, por isso é um ativo natural. Por ter alta afinidade com a água, ele auxilia na estrutura e na hidratação cutâneas. Também mantém a integridade das fibras de colágeno.

Ceramidas

Também são um tipo de gordura encontrado naturalmente em nossa pele. As ceramidas têm o mesmo efeito que a manteiga de pistache.

Romã

Rica em antioxidantes como as vitaminas A e C, a fruta produz um óleo altamente hidratante, que melhora a maciez e a elasticidade natural da pele.

Em que momento é melhor hidratar a pele?

Durante e logo após o banho, quando os poros estão mais abertos e receptivos para a penetração dos ativos de sabonetes, loções e cremes. E lembre-se: a água do banho deve estar no máximo a 37°C para não ressecar ainda mais a pele.

Fontes: médicos dermatologistas André Braz, Cínthia Guedes e Denise Chambarelli

Continua após a publicidade
Publicidade