7 dicas para controlar a vontade de comer doces

Ingerir muito açúcar pode fazer mal para a sua saúde - além de trazer uns quilinhos indesejados. Saiba o que você deve fazer para ter uma alimentação mais saudável

1. Desenvolva novos hábitos alimentares
Mude a sua alimentação por completo. Substitua os carboidratos comuns por alimentos integrais, além de incluir frutas, verduras e legumes no seu dia a dia. “Troque os doces por biscoitos bolachas integrais, frutas com aveias; e adicione linhaça, granola, iogurte”, explica a nutricionista Cintya Bassi, do Hospital e Maternidade São Cristóvão, de São Paulo. “Um boa dica também é fazer picolé caseiro com suco de frutas sem açúcar”, completa.   

2. Coma mais fibras e proteínas
Ovos, peixes, frutas e legumes ajudam a prolongar a sensação de saciedade no organismo. Queijos e derivados do leite também são ótimas opções.

3. Hidrate-se
É importante manter-se hidratada, pois a sede pode ser confundida com fome”, conta Cintya. 

4. Prefira o chocolate meio amargo
Além de ter menos calorias, ele tem uma quantidade menor de açúcares e também possui antioxidantes. Mas cuidado: a OMS (Organização Mundial da Saúde) diz que não devemos ultrapassar 10% o consumo de doces da nossa dieta alimentar –  para uma dieta de 2000, cerca de 200 calorias. “Doces com castanhas e frutas secas também são ótimas opções, já que diminuem a velocidade da absorção de açúcar no corpo”, explica a especialista.

5. Não seja radical
Cortar doces de uma vez pode provocar uma espécie de abstinência, o que leva a um posterior abuso de açúcar. 

6. Mexa-se
A prática de exercícios físicos, além de fazer bem a saúde, diminui a vontade de comer doces. O exercício estimula a liberação de hormônios responsáveis pela sensação de bem-estar do nosso corpo, como a serotonina.

​7.  Organize a dieta
Ficar muito tempo sem comer nada faz com que seu organismo peça uma fonte de energia. O ideal é se alimentar de três em três horas. Assim você evita a compulsão alimentar e mantém o metabolismo funcionando direitinho.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s