Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

7 alimentos que amenizam a azia provocada pela gastrite

Aposte nos alimentos certos para minimizar (e até prevenir) o pior sintoma da gastrite. Você merece esse alívio.

Por Redação M de Mulher
Atualizado em 15 jan 2020, 09h01 - Publicado em 11 fev 2014, 21h00

Comer a cada três horas e mastigar bem os alimentos são ações que mantêm a gastrite sob controle.
Foto: Getty Images

Quem sofre com gastrite sabe o quanto é desconfortável a sensação de queimação na boca do estômago. Muitas vezes, o incômodo ainda vem acompanhado de dor, estufamento e náusea. “Gastrite é uma inflamação da mucosa do estômago normalmente provocada pela bactéria Helicobacter pylori”, explica o gastroenterologista Ricardo Barbuti.

Mas não confunda má digestão com gastrite. A diferença? No segundo caso, os sintomas são intensos e normalmente frequentes. Aí, é hora de procurar um médico. Que tal apostar em alguns alimentos que ajudam a controlar essa sensação que acaba com o humor de qualquer uma?
 

1. Pão integral

“Alimentos integrais controlam os níveis de ácido clorídrico, substância liberada pelo estômago que provoca a queimação”, afirma a nutricionista Desirée Barroca.
 

Continua após a publicidade

2. Hortelã

Aposte em uma xícara de chá de hortelã uma hora antes ou depois das refeições para ajudar a acalmar seu estômago. “Quem tem refluxo não deve consumir”, diz Barbuti.
 

3. Iogurte

Opte por aqueles com probióticos, as “bactérias do bem”, que podem deixar você mais resistente à H. pylori, segundo estudo mexicano. Barbuti, que também coordenou um estudo com uma bebida parecida com o iogurte, diz que os voluntários sentiram alívio nas dores de estômago ao adotarem a bebida.
 

4. Maçã

“É aliada no controle de náuseas, devido ao seu teor de água, ao sabor neutro e à presença de fibras”, diz a nutricionista Camila Leonel. As fibras exigem que você mastigue bem, o que evita que o estômago tenha que trabalhar mais para digerir.
 

Continua após a publicidade

5. Banana verde

“Os frutos ainda verdes são ricos em flavonoides, que atuam na proteção da mucosa do estômago”, diz Camila. Dá para fazer em casa a biomassa, um creme que pode ser usado em sucos e sopas. Confira a receita.
 

6. Manjericão

Segundo Desirée, temperos frescos são calmantes naturais que ajudam a amenizar os sintomas. E Camila completa: são substitutos do sal que, em excesso, também pode piorar o quadro de gastrite.
 

7. Sardinha

Mais barata que o salmão, é boa fonte de ômega 3. “A substância tem ação anti-inflamatória, o que ajuda na recuperação da mucosa do estômago”, diz Desirée.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.