5 sinais físicos de que está estressada e precisa de uma pausa
O corpo também fala. Saiba ler os indícios que ele dá:
Dar conta do trabalho, da família, da vida social. Quando você vê, está estressada. O estresse às vezes pode ser tão alto que leva o sujeito a um ponto em que fica difícil seguir a rotina. Ele torna-se, então, improdutivo – e fica mais estressado. É um ciclo vicioso.
Além do efeito emocional, o estresse impacta o corpo fisicamente, ocasionando alguns efeitos colaterais que podem funcionar como um indício de que você está muito estressada. Eles podem servir como bons lembretes para dar um passo atrás e para a avaliação do que pode estar sendo o problema.
Listamos 5 sinais que seu corpo dá quando está estressado demais.
1 Insônia
Apesar de que nem todos os casos de insônia sejam causados por estresse, existe uma ligação entre estresse e insônia. Se você sofreu de insônia a vida toda, provavelmente os episódios não têm nada a ver com estresse, mas, se repara que tem mais problemas para dormir em períodos tensos, as duas coisas podem estar relacionadas.
2. Você está sempre doente
O estresse enfraquece seu sistema imunológico, o que significa que o organismo fica mais vulnerável a gripes, resfriados e outros vírus que circulam por aí. Se aquele resfriado, que devia desaparecer em poucos dias, dura semanas, pode ser um sinal de estresse.
Leia também: Burnout: os sinais da síndrome causada por esgotamento no trabalho
3. Cansaço extremo
Mesmo após uma noite de sono de 8 ou 10 horas, você ainda se sente cronicamente letárgica e exausta. Preocupação e estresse são citados como duas razões comuns por pessoas que se sentem fisicamente esgotadas e, em casos de estresse extremo, vem a sensação de sobrecarga.
4. Dor muscular constante ou tensão
Se encontrar dizendo: “Eu preciso de uma massagem” todos os dias pode ser sinal de que os níveis de estresse estão altos demais. O estresse afeta os níveis de adrenalina no organismo, que tem um efeito direto sobre seus músculos e nervos. Há também outros fatores em jogo. Quando estamos estressados paramos de fazer exercício ou dormimos mal, por exemplo. Esses fatores contribuem para o surgimento das dores musculares.
5. Dores de cabeça constantes
Como se todos esses sintomas não fossem suficientes, o estresse pode causar dores de cabeça. Os episódios podem durar de 30 minutos a dias e são caracterizados por uma dor ou pressão na testa ou na parte de trás da cabeça. Apesar de não ser tipicamente severa, a dor é mais um sinal de que seu corpo está passando por um elevado estresse. Não deixe essas dores de cabeça sem tratamento, porque , somadas ao estresse diário podem levar a cefaleias de tensão crônica.
Leia também: 8 atitudes simples e poderosas que diminuem o estresse
Se algum destes sintomas soar familiar, é hora de fazer um balanço do que exatamente está cansando a sua mente.