Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

“Pensei que fosse morrer”, diz Ocasio sobre ataque ao Capitólio

Em live no Instagram, ela contou ter temido que outros congressistas simpatizantes dos supremacistas brancos revelassem sua localização para os invasores

Por Da Redação 13 jan 2021, 17h52

Uma semana após a invasão de manifestantes pró-Trump ao prédio do Capitólio, a congressista Alexandria Ocasio-Cortez fez um relato em live no Instagram sobre as cenas violentas e traumatizantes que ela testemunhou durante a última quarta-feira (6).

Iniciando sua transmissão chamando Trump de “um traidor dos Estados Unidos“, Ocasio contou que pensou que morreria durante o ataque. “Você tem todo esse fluxo rápido de pensamentos no final de sua vida. E foi o que aconteceu com muitos de nós na quarta. Eu não sabia se chegaria viva ao final daquele dia”.

Segundo ela, muitos membros do Congresso, suas equipes e até mesmo familiares quase foram mortos naquela tarde. “Muitos filhos de congressistas estavam lá”, contou, dando como exemplo as filhas do democrata Jamie Raskin, que já havia perdido o filho, Tommy, dias antes do ataque.

Impedida de dar todos os detalhes do ocorrido por questões de segurança, AOC disse que temia que alguns congressistas, a quem ela classificou como supremacistas brancos, revelasse sua localização para os invasores.

Ela também acusou políticos do partido Republicano de fazer uma encenação para as câmeras e afirmou que, caso eles de fato se importassem em serem legisladores a serviço dos EUA, eles teriam comprovado o status democrático das eleições.

Continua após a publicidade

“Se eles se importassem, eles não teriam amplificado a mentira… Se eles se importassem, eles teriam protegido seus colegas em vez de tuitar suas localizações para que a multidão os encontrasse”, apontou Ocasio. “Eles poderiam ter agido com integridade, mas não agiram. Eles não ligam.”

Dirigindo-se a todos que alimentaram a violência por causa de suas ambições políticas, em especial os senadores Ted Cruz e Josh Hawley, Ocasio sugeriu que renunciassem. “Assim como cada membro do Congresso que votou para anular os resultados de nossa eleição porque preferiu se agarrar ao poder do que respeitar a nossa democracia”, declarou, completando que eles nunca terão o respeito do país.

View this post on Instagram

A post shared by Alexandria Ocasio-Cortez (@aoc)

  • O que é mieloma múltiplo e como tratá-lo

    Continua após a publicidade
    Publicidade