Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Viagem a Portugal: 7 passeios imperdíveis em Serra da Estrela

Em apenas três dias na região, é possível conhecer lugares inesquecíveis. Listamos os passeios obrigatórios!

Por Isabella Marinelli
9 out 2016, 14h19

Nossa viagem em Portugal começou na Serra da Estrela, que fica a 300km da capital, Lisboa. O destino foge completamente da imagem que temos do país, dominada por construções antigas, homenagens às navegações e grandes igrejas.

A região serrana é um convite para mergulhar nas belezas naturais do centro do país. A paisagem é predominantemente rural, com vegetação dourada e rasteira, além das rochas. Pincelando as montanhas, você encontrará pequenas e acolhedoras cidades com a tranquilidade que só o interior pode oferecer.

Mas, alto lá! Não confunda a calmaria com tédio: são diversas atividades oferecidas aos turistas, de esporte à cultura têxtil. Aqui vão as nossas dicas de passeio para 3 dias em Serra da Estrela:

Pique-nique ao ar livre

Isabella Marinelli/CLAUDIA
Isabella Marinelli/CLAUDIA ()

Aproveite os belos cenários para um pique-nique de varar a tarde. Não há perigo: as estradinhas são tranquilas e perfeitas para a caminhada. Além dos comes, certifique-se de levar consigo um xale para se proteger do vento. Em setembro, o sol se põe por volta das 20h. Guarde uma taça de vinho (português, é claro) para brindar a hora dourada.

Continua após a publicidade

Visita às casas de pedra

Panorâmico
Panorâmico ()

Na foto, a Casa da Fraga: uma das primeiras construções de pedra na estância de montanha de Penhas Douradas

Durante o passeio, não deixe de observar as casas de pedra, que são construções típicas da região. Não é de hoje que o ar puro da Serra da Estrela atrai visitantes. Um dos pontos mais altos de Portugal, ela era destino dos que procuravam repouso para o tratamento de tuberculose, centenas de anos atrás. Em casas rústicas de pedra, como a da Fraga, quem estava em recuperação permanecia nas varandas para respirar e ir de encontro à cura. 

Fernando Louza para CLAUDIA
Fernando Louza para CLAUDIA ()

Com dois ambientes, as mais modernas foram edificadas por pastores que, no verão, buscavam o frescor do topo das montanhas para abrigar suas ovelhas.

Continua após a publicidade

Dica esperta: os arredores dessas moradias são repletos de rochas, algumas delas, de quartzo rosa. Não deixe de caminhar até elas! Observe o brilho e a tonalidade, especialmente quando refletem o sol. 

12 Aldeias Históricas de Portugal

Aldeias Históricas
Aldeias Históricas ()

Nas torres medievais, nas muralhas, nas ruas estreitas de pedra… É impossível dizer onde fica o charme das Aldeias Históricas de Portugal, acervo único de história do país. Prepare-se para uma viagem no tempo! São muitas atrações, mas destacamos Castelo Novo (foto): uma vila construída em anfiteatro natural com herança do passado. Paradas obrigatórias na praça do Concelho, no castelo (que tem uma vista de tirar o fôlego!) e na lagariça – conjunto de pias onde era feito o vinho e o azeite. Confira aqui as opções de passeios com as tarifas.

Burel Factory, em Manteigas

Fernando Louza para CLAUDIA
Fernando Louza para CLAUDIA ()

A Burel Factory, como o nome adianta, produz o burel: tecido feltrado, espesso e resistente, inspirado nas roupas dos pastores, que serve como matéria-prima para mantas, casacos e até revestimentos de parede. Apesar do maquinário, o trabalho artesanal é imprescindível e tratado como precioso. No local, é possível conhecer cada passo da produção de lanifícios – da preparação dos fios brutos ao tear. As visitas são agendadas de segunda até sexta-feira, em horário comercial, pelo site oficial. Ah, já avisamos que será impossível conter a vontade de passar na lojinha!

SPA Casa das Penhas Douradas

Isabella Marinelli/CLAUDIA
Isabella Marinelli/CLAUDIA ()

O Hotel Casa das Penhas Douradas tem uma proposta de design sustentável incrível. Toda a madeira usada na decoração veio da região, bem como o tecido, que é o Burel. Além da hospedagem em quartos aconchegantes, o empreendimento também oferece serviços de SPA. Aproveite para curtir uma massagem, como a que leva óleo de bétula, folha de alecrim e bagas de zimbro – ingredientes reconhecidos por serem antissépticos e calmantes.

Dica esperta: se possível, fique para o jantar. O menu é delicioso e o ambiente, supercharmoso.

Continua após a publicidade

Vale Glaciar e Torre

Isabella Marinelli/CLAUDIA
Isabella Marinelli/CLAUDIA ()

Torre é o ponto mais alto de Serra da Estrela. Só o caminho já é uma atração à parte:  faça uma pausa no Vale Glaciar, onde o Rio Zêzere cria piscinas naturais. Há quem tenha disposição para dar um mergulho, mas só a fotografia já vale a pena, certo? Depois, continue em direção ao topo. Além da vista linda, encontrará um observatório e um centro comercial com iguarias típicas. 

New Hand Lab, em Covilhã

Isabella Marinelli/CLAUDIA
Isabella Marinelli/CLAUDIA ()

Instalação na New Hand Lab.

Continua após a publicidade

Conhecida pela Ponte da Ribeira, estrutura moderna que risca o Vale da Carpinteira, Covilhã tem uma forte tradição de lanifícios. Quando passar por lá, não deixe de conhecer o New Hand Lab, espaço colaborativo de arte em torno da lã. Sentiu falta dos azulejos? A Igreja de Santa Maria do Castelo tem de sobra! Merece a parada.

reprodução/Berço do mundo
reprodução/Berço do mundo ()

Capela de Santa Maria do Castelo. (Fica na rua Alexandre Herculano)

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.