Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

U2 homenageia mulheres brasileiras em show

Conceição Evaristo, Tais Araújo e Maria da Penha foram algumas das personalidades aclamadas pela banda irlandesa

Por Julia Carneiro
Atualizado em 15 abr 2024, 13h08 - Publicado em 20 out 2017, 17h16

“Mulheres estupendas.” Foi assim que Bono Vox descreveu as brasileiras homenageadas no show da banda U2, que aconteceu na quinta-feira (19), em São Paulo. O vocalista da banda irlandesa dedicou a música Ultra Violet (Light My Way) a personalidades femininas que fazem a diferença no mundo, enquanto suas imagens ilustravam o telão.

Dentre as mulheres escolhidas, estavam nomes como o de Conceição Evaristo, Taís Araújo e Maria da Penha, vencedoras do Prêmio CLAUDIA.

Leia mais: 22º Prêmio CLAUDIA | Vencedores | CLAUDIA

Conheça mais sobre a história delas.

Conceição Evaristo

Mestre em literatura brasileira pela PUC-RJ e doutora em literatura comparada pela Universidade Federal Fluminense, a escritora mineira vem de origem muito humilde. Desde pequena teve muito contato com a literatura por meio de rodas de contos que fazia com seus familiares – as histórias variavam entre clássicos do folclore brasileiro e causos dos seus antepassados, que viveram na época da escravidão.

Após se mudar para o Rio de Janeiro, virou professora e escreveu o seu primeiro livro. Depois deste, vieram mais seis e a sua obra Olhos D’Água ficou em terceiro lugar no Prêmio Jabuti 2015. Conceição defende muito a literatura negra e a marca da sua escrita é o que ela chama de “escrevivência”, onde a ficção é criada a partir de experiências própias.

Continua após a publicidade

A autora foi a ganhadora da categoria Cultura do Prêmio CLAUDIA 2017.

 

 Taís Araújo

Nomeada Defensora dos Direitos das Mulheres Negras pela ONU Mulheres Brasil, em 2017, Taís descreve sua função como, “Agregar para reduzir diferenças. Agregar ao debate homens, mulheres, brancos, negros, orientais, indígenas, enfim, todos os brasileiros e brasileiras nessa missão, transformando a realidade com amor e coragem”, diz a atriz. Seu plano é atingir um patamar de igualdade até 2030.

Conhecida por apoiar causas como a luta contra a desigualdade entre gêneros e o preconceito racial, Taís é um exemplo a se seguir de personalidade que usa a sua representatividade para atingir melhoras sociais.

Continua após a publicidade

Neste ano, Taís foi homenageada com o hors-concours do Premio CLAUDIA 2017.

View this post on Instagram

Bom, já disse que ontem foi uma noite muito especial pra mim. Ela foi mais especial ainda porque estavam presentes ali mulheres que eu admiro demais, que me fortalecem e me inspiram diariamente. Foi uma noite de surpresas, alegrias, orgulho e muito amor. Muito obrigada: Arlete Salles, meu amor, que saiu do Rio pra me entregar o prêmio, obrigada Adriana Esteves, minha amiga tão querida que gravou o vídeo mais lindo do mundo! E também a @massafera que foi cúmplice desta supresa e que eu sei que estava lá com o coração. Obrigada a Conceição Evaristo e @elzasoaresoficial por serem as fortalezas que nos acolhem, protegem e impulsionam. E obrigada a @paulamageste – que há tantos anos me acompanha e me apoia – por fazer que seu trabalho seja uma grande ferramenta de mudança. Amo vocês! Fotos: @marianapekin e @agenciabrazilnews

A post shared by Taís Araujo (@taisdeverdade) on

Maria da Penha

Ativista que dá nome a lei de proteção das mulheres contra a violência doméstica, Maria da Penha virou referência mundial. Paraplégica após levar um tiro do ex-marido, Maria lutou para que o homem tivesse punição e, mesmo após a criação da lei, ela não parou de demonstrar o seu apoio a mulheres que passam por essa situação.

No ano passado, ela foi homenageada com hors-concours do Premio CLAUDIA 2016 e, em seu discurso de agradecimento, chamou atenção às falhas que ainda ocorrem na aplicação da lei. “Dez anos já se passaram e são poucos os municípios que têm as políticas públicas fundamentais para a proteção da mulher. Mesmo nas capitais, são muitos os municípios em que a lei só funciona de segunda à sexta-feira.”

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.