Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Tatuagem colorida e make definitiva estão proibidas na Europa

Os fornecedores de pigmentos coloridos têm até janeiro do ano que vem para alterar a composição de seus produtos

Por Kalel Adolfo
4 jan 2022, 18h46

Uma nova polêmica está tomando conta da União Europeia: a proibição de tatuagens coloridas e maquiagens definitivas. A decisão ocorreu após o órgão de Registro, Avaliação, Autorização e Restrição de Produtos Químicos (REACH) afirmar que determinados pigmentos envolvidos em procedimentos estéticos podem intensificar o risco de câncer ou mutações genéticas. Em dezembro de 2020, um projeto de lei que visa proibir tais substâncias — baseado nos relatórios do REACH — foi aprovado e entrou em vigor nesta terça-feira (4). 

Veja também: 10 cuidados com a pele que você deve ter depois de fazer uma tatuagem

Segundo informações do jornal Metro, mais de quatro mil produtos químicos foram banidos dos países participantes do bloco. E claro, isso não está agradando a maior parte dos tatuadores. Segundo os profissionais da área, os fabricantes ainda não possuem alternativas seguras para os consumidores. Além disso, as novas composições das pigmentações podem ter uma durabilidade bem menor na pele, fazendo com que os retoques sejam frequentes e estressantes. 

A agência reguladora da União Europeia que cuida do assunto rebateu, afirmando que a decisão é preventiva. “Não queremos proibir a tatuagem, mas sim, tornar as cores utilizadas nestes procedimentos mais seguras”. 

Continua após a publicidade

De qualquer forma, os fornecedores de tinta têm até 4 de janeiro de 2023 para disponibilizar novos produtos químicos saudáveis para o mercado. Todos eles devem ser aprovados pelo REACH, obedecendo às novas normas de segurança. Por terem deixado a UE em 2020, o Reino Unido não precisará cumprir a nova lei. 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.