Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Robinho é condenado por violência sexual pela Justiça italiana

A Corte de Cassação de Roma, que equivale ao Supremo Tribunal Federal no Brasil, negou o recurso do jogador e o condenou a nove anos de prisão

Por Sarah Catherine Seles
19 jan 2022, 16h19

Robinho foi condenado a nove anos de prisão por violência sexual nesta quarta-feira (19). O julgamento foi realizado na Corte de Cassação de Roma, que é equivalente ao Supremo Tribunal Federal brasileiro. 

Os advogados do jogador de futebol apresentaram nesta manhã o último recurso na corte italiana, que foi negado. O amigo de Robinho, Ricardo Falco, também foi condenado a nove anos de prisão. A sentença deve sair em 30 dias.

Apesar da condenação realizada em última instância, os dois não podem ser extraditados para a Itália – a Constituição de 1988 proíbe a extradição de cidadãos brasileiros. Sendo assim, uma condenação da justiça italiana não pode ser aplicada em território brasileiro, por conta do tratado de cooperação judiciária assinado em 1989 pelos dois países.

Robinho e Falco podem ser presos se realizarem viagens ao exterior, seja para Itália ou outros países. Para que eles sejam presos em território estrangeiro, o Estado italiano precisa emitir um pedido de prisão internacional que poderia ser cumprido, por exemplo, em todos os países da União Europeia.

Continua após a publicidade

Os agressores foram enquadrados no artigo “609 bis” do código penal italiano, que prevê pena quando há a participação de duas ou mais pessoas reunidas para cometer violência sexual, ou seja, forçar alguém a manter relações sexuais por sua condição de inferioridade “física ou psíquica”.

Leia também: Condenação de Robinho por estupro gera revolta mais uma vez

A vítima que os denunciou alegou que foi embriagada e estava inconsciente quando foi abusada sexualmente por seis homens. O advogado da vítima, Jacopo Gnocchi, comemorou a decisão em última instância e fez um apelo à Justiça brasileira.

Continua após a publicidade

“Mais de 15 juízes analisaram o caso em primeira, segunda e terceira instância e confirmaram o relato da minha cliente. Agora é preciso ver como será o cumprimento dessa pena, o Brasil é um grande país e espero que saiba lidar com essa situação”, afirmou. “Para nós, a sentença deve ser cumprida. Se fosse na Itália, ele iria para a prisão. Agora a bola estará com o Brasil, que tratará isso com base na sua Constituição”, finalizou o profissional.

O advogado de Robinho, Franco Moretti, afirmou em sua sustentação oral que a relação entre a vítima e o jogador foi consensual. Além disso, tentou trazer à audiência a conduta da vítima e citou ainda um dossiê da vida privada da mulher, que foi rechaçado no julgamento em segunda instância. O presidente da audiência chamou a atenção do advogado de Robinho afirmando que aquele não era o local para discutir o que a vítima fazia ou não. 

O crime aconteceu no Sio Café, uma conhecida boate de Milão na madrugada do dia 22 de janeiro de 2013. Na época, Robinho era um dos principais jogadores do Milan. Na época, ele, Falco e outros quatro brasileiros, de acordo com as informações da denúncia da Procuradoria da cidade, praticaram violência sexual contra uma mulher de origem albanesa. 

Continua após a publicidade
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.