Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Relacionamentos ioiô podem ter impacto negativo na saúde psicológica

Quanto mais um casal termina e reata, maiores são os riscos da aparição de transtornos mentais

Por Da Redação
28 ago 2018, 15h08

Um estudo publicado recentemente na revista Family Relations revela que relacionamentos ‘ioiô’, em que os casais terminam e reatam com frequência, podem ter impacto negativo na saúde psicológica das pessoas.

De acordo com especialistas, terminar o namoro e, depois de refletir sobre os acontecimentos, decidir voltar, nem sempre é ruim. No entanto, se esta atitude se repete muitas vezes, pode indicar que algo não vai bem.

Os relacionamentos amorosos exercem um efeito no bem-estar dos indivíduos, e o término está associado ao sofrimento psicológico de curta duração. Entretanto, quando esse ciclo se repete com o mesmo parceiro, pode facilitar a aparição de doenças, como a depressão.

Os resultados mostraram que quanto mais um casal terminava e voltava, maiores eram as chances de depressão, ansiedade e outros transtornos psicológicos.

Continua após a publicidade

Leia mais: Você vive um relacionamento tóxico? Saiba como reconhecer!

Para comprovar a tese, os pesquisadores avaliaram 545 participantes – 266 estavam em relacionamentos heterossexuais e 279 em relações homossexuais. A escolha dos relacionamentos homossexuais foi uma proposta da equipe para identificar as disparidades existentes entre os tipos de relações amorosas.

A pesquisa também revelou que a ocorrência do ‘relacionamento iô-iô’ foi praticamente a mesma em relacionamentos héteros ou homossexuais. Porém, a frequência foi mais alta em casais gays em comparação com lésbicos ou heterossexuais.

Continua após a publicidade

Por que reatamos?

Embora as pessoas saibam que os relacionamentos desse tipo sejam emocionalmente exaustivos, muitos insistem em dar uma chance após a outra. Um estudo publicado no The Journal of Social Psychology apontou alguns dos motivos mais comuns pelos quais os casais mantêm uma relação que não está funcionando. Entre os motivos estão a segurança financeira, a presença de filhos ou a sensação de que o tempo investido no relacionamento vale o esforço de ‘tentar mais uma vez’ – ainda que já tenham sido muitas.

Leia mais: Novela ‘O Tempo Não Para’ vai perder um grande nome do elenco

VOTE no Prêmio CLAUDIA e escolha mulheres que se destacaram

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.