Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Profissionais da saúde acompanham Papa Francisco na Via Crucis

A cerimônia religiosa deixou o tradicional Coliseu por conta da pandemia. Neste ano, a procissão foi feita na Praça São Bento

Por Da Redação
Atualizado em 11 abr 2020, 11h01 - Publicado em 10 abr 2020, 21h51

A pandemia do novo coronavírus mudou o itinerário da tradicional procissão de Via Crucis da Sexta-feira Santa na Itália. Neste ano, a cerimônia religiosa não foi realizada no Coliseu, mas sim na Praça de São Pedro, no Vaticano. Por conta do distanciamento social, os fiéis não puderam acompanhar de perto os dizeres e bençãos do Papa Francisco esta noite.

O líder religioso foi acompanhado médicos e enfermeiros, que carregavam as tochas que iluminavam o trajeto da procissão. A participação desses profissionais da saúde do Vaticano foi uma homenagem aos que estão na linha de frente do combate à Covid-19 nos hospitais de todo mundo. Além deles, um policial, um capelão da prisão de Pádua e um ex-detento.

(Anadolu Agency/Getty Images)

Do lado externo da Basílica de São Pedro, dos degraus, o Papa acompanhou a Via Crucis, que para os católicos é visto como o caminho que Jesus Cristo percorreu antes de ser crucificado. Já os outros convidados que estavam na procissão circularam em torno do obelisco central da praça.

Continua após a publicidade

Na Santa Cruz, que antecedeu a procissão, Francisco fez menção à pandemia, alertando à população que se acha poderosa e erroneamente imune ao vírus. Como sinal de obediência e humildade, o Papa também se deitou no chão do vaticano durante a cerimônia. 

O Rev. Raniero Cantalamessa, que também estava na cerimonia, chegou a afirmar para outros religiosos presentes de que “foi necessário apenas o menor e mais sem forma elemento da natureza, um vírus, para nos lembrar que somos mortais”, alertou. Para ele, o mundo não será o mesmo depois desse episódio. “Voltar ao modo como as coisas eram é a ‘recessão’ que devemos temer mais”, completando que o vírus quebrou “barreiras e distinções de raça, nação, religião, riqueza e poder”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.