CLIQUE E RECEBA EM CASA A PARTIR R$ 14,90/MÊS

Professor de geografia diz em aula que não existe racismo no Brasil

O comentário foi feito em uma aula disponibilizada no aplicativo de ensino da rede estadual do Rio de Janeiro

Por Da Redação Atualizado em 8 abr 2021, 12h39 - Publicado em 8 abr 2021, 12h30

Em uma aula de geografia, os alunos da rede estadual do Rio de Janeiro escutaram de um professor que não existe racismo no Brasil. Segundo O Globo, o comentário foi divulgado em uma gravação disponibilizada no aplicativo de ensino remoto, o Applique-se. Sem ter o nome revelado, o docente afirmou que a miscigenação presente na história do Brasil impediria a discriminação de raça.

“Quando muita gente fala para mim sobre racismo, eu fico me perguntando: como (existe) racismo se a gente é tão misturado assim? Nosso processo é diferente da grande maioria dos países. Não temos uma definição étnica bem formada. Somos um país miscigenado”, disse o professor de geografia.

Com a repercussão da fala do docente, a Secretaria estadual de Educação (Seeduc) do Rio retirou a aula do aplicativo nesta terça-feira (6). “A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) pede desculpas pelo equívoco, esclarece que não compactua com qualquer forma de preconceito e informa que já retirou o vídeo da plataforma”, informou a Seedcuc por meio de uma nota.

O material será  substituído por outra aula “com conteúdo que condiz com a história e realidade brasileira acerca do tema”, afirmou a pasta. A Seeduc ainda informou que as aulas são pensadas e produzidas por profissionais da educação e são revisados e atualizados frequentemente.

“Toda a equipe da Secretaria reafirma seu compromisso com professores, pais e alunos por uma Educação mais justa e igualitária, e está à disposição da comunidade escolar e da sociedade civil, por diversos canais de comunicação, incluindo sua Ouvidoria, pelo telefone 2380-9055 e pelo Fala.BR no link: https://falabr.cgu.gov.br/publico/RJ/Manifestacao/RegistrarManifestacao”, conclui o comunicado.

Além de aulas, o Aplique-se ainda oferece podcasts e orientações de estudos aos alunos, que podem acessar o material sem consumir os dados de celular.

  •  

    Continua após a publicidade
    Publicidade