Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Professor de geografia diz em aula que não existe racismo no Brasil

O comentário foi feito em uma aula disponibilizada no aplicativo de ensino da rede estadual do Rio de Janeiro

Por Da Redação
Atualizado em 8 abr 2021, 12h39 - Publicado em 8 abr 2021, 12h30

Em uma aula de geografia, os alunos da rede estadual do Rio de Janeiro escutaram de um professor que não existe racismo no Brasil. Segundo O Globo, o comentário foi divulgado em uma gravação disponibilizada no aplicativo de ensino remoto, o Applique-se. Sem ter o nome revelado, o docente afirmou que a miscigenação presente na história do Brasil impediria a discriminação de raça.

“Quando muita gente fala para mim sobre racismo, eu fico me perguntando: como (existe) racismo se a gente é tão misturado assim? Nosso processo é diferente da grande maioria dos países. Não temos uma definição étnica bem formada. Somos um país miscigenado”, disse o professor de geografia.

Com a repercussão da fala do docente, a Secretaria estadual de Educação (Seeduc) do Rio retirou a aula do aplicativo nesta terça-feira (6). “A Secretaria de Estado de Educação (Seeduc) pede desculpas pelo equívoco, esclarece que não compactua com qualquer forma de preconceito e informa que já retirou o vídeo da plataforma”, informou a Seedcuc por meio de uma nota.

O material será  substituído por outra aula “com conteúdo que condiz com a história e realidade brasileira acerca do tema”, afirmou a pasta. A Seeduc ainda informou que as aulas são pensadas e produzidas por profissionais da educação e são revisados e atualizados frequentemente.

“Toda a equipe da Secretaria reafirma seu compromisso com professores, pais e alunos por uma Educação mais justa e igualitária, e está à disposição da comunidade escolar e da sociedade civil, por diversos canais de comunicação, incluindo sua Ouvidoria, pelo telefone 2380-9055 e pelo Fala.BR no link: https://falabr.cgu.gov.br/publico/RJ/Manifestacao/RegistrarManifestacao”, conclui o comunicado.

Continua após a publicidade

Além de aulas, o Aplique-se ainda oferece podcasts e orientações de estudos aos alunos, que podem acessar o material sem consumir os dados de celular.

 

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Domine o fato. Confie na fonte.
10 grandes marcas em uma única assinatura digital

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.