Assine CLAUDIA por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Nova primeira-ministra do Peru é feminista e defende os direitos humanos

Mirtha Lopez é a advogada defensora dos direitos humanos, ambientalista e feminista que assume o cargo no país

Por Da Redação
Atualizado em 7 out 2021, 13h20 - Publicado em 7 out 2021, 13h04

Nas últimas semanas, o Parlamento do Peru vivenciou diversas tensões com pedidos de saída de vários ministros. Na noite desta quarta-feira (6), então, o primeiro-ministro Guido Bellido entregou sua demissão e foi substituído por Mirtha Lopez, uma advogada feminista, ecologista e defensora dos direitos humanos. Então, um novo gabinete ministerial foi formado em seguida.

Em um comunicado na televisão do país na tarde de quarta-feira, Pedro Castillo, presidente peruano, anunciou que havia aceito a demissão do primeiro-ministro e pediu para que ele se retirasse “em nome da governabilidade”.

Mirtha Lopez assumiu o cargo em uma cerimônia no palácio do governo, onde prestou juramento na presença do presidente peruano, que foi retransmitida pela emissora pública de televisão. “Por Deus, por este país de mulheres e homens, que todos os dias lutam para viver na dignidade, sem discriminação e que promovem verdadeiras mudanças, sim, eu juro”, afirmou a nova primeira-ministra.

A partir dessas mudanças, Pedro Castillo espera ver o fim das tensões que marcaram os primeiros meses de seu mandato. Desde que assumiu o cargo de primeiro-ministro, Bellido foi alvo de críticas de deputados de diversos partidos sobre sua falta de preparo e pela proximidade com Vladimir Cerron, o fundador e chefe do partido de esquerda radical, Peru Livre, que foi essencial para que Castillo assumisse a presidência.

Continua após a publicidade

As principais críticas são sobre suas declarações polêmicas e provocativas, feitas na maioria das vezes pelas redes sociais, onde ele contradizia constantemente o presidente. 

A decisão tomada por Castillo foi elogiada pela presidente do Congresso, Maria Carmen Alva, nas redes sociais. Ela parabenizou a medida e garantiu que “o Congresso está aberto ao diálogo e à governabilidade”.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

O mundo está mudando. O tempo todo.
Acompanhe por CLAUDIA e tenha acesso digital a todos os títulos Abril.

Acompanhe por CLAUDIA.

Impressa + Digital no App
Impressa + Digital
Impressa + Digital no App

Moda, beleza, autoconhecimento, mais de 11 mil receitas testadas e aprovadas, previsões diárias, semanais e mensais de astrologia!

Receba mensalmente Claudia impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições
digitais e acervos nos aplicativos de Veja, Veja SP, Veja Rio, Veja Saúde, Claudia, Superinteressante, Quatro Rodas, Você SA e Você RH.

a partir de R$ 12,90/mês

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.